Repita para mudar





O que dizer ao corpo físico quando acontecem os contratempos, os aborrecimentos e os dissabores? Que ele espere, não sinta e não fique doente, já que não podemos tomar atitudes que poderão contornar ou solucionar o problema?

E será que ele obedecerá a nossa mente no tempo exato em que enviamos esta mensagem? Na maioria das vezes, ou quase sempre, a resposta é não. Mas, se o corpo recebe os estímulos e comandos do nosso cérebro, por que ele não nos obedece totalmente? Por falta de disciplina?

“Devo ser obediente a minha professora.”

“Não devo brigar com meu colega de turma”.

Alguém se lembra de já ter escrito alguma dessas frases ou algo parecido? Caso contrário, você viu algum coleguinha fazer essa tarefa 50 ou 100 vezes?

Se você voltou ao túnel do tempo, sabe que era um método adotado nas escolas, em décadas passadas para quem era desobediente. Então, escrever até cansar o punho era um dos castigos aplicados pelas professoras. Escrever para memorizar. E memorizar para disciplinar.

Talvez, esse seja um dos caminhos para ajudarmos o corpo físico, diariamente.

Li, recentemente, que existem pesquisas que garantem que citar, escrever ou pensar frases positivas, diariamente, tem um grande impacto sobre as nossas emoções e saúde. Um desses estudos foi desenvolvido pelo Simonton Cancer Center, nos Estados Unidos e pelo Institute do New England Deaconess Hospital

Segundo os pesquisadores, pensamentos estressantes levam a atitudes estressantes e frases positivas têm efeitos benéficos sobre a saúde mental e física. Contudo, eles alertam também que não é só o pensamento positivo que ajuda na resolução dos problemas, mas é um estímulo para empreendermos esforços e encontrarmos a sua solução.

Bombardeados que somos com frases negativas, diariamente, afirmar-se positivamente ainda requer mesmo muito esforço e empenho. 

E os pesquisadores explicam que, mesmo se mantivéssemos os olhos fechados por algum tempo, respirando conforme os médicos recomendam e tentássemos visualizar uma bela paisagem, ainda assim os fatos negativos viriam à nossa mente, como um lixo mental. Se aplicarmos essa técnica, devemos deixá-los fluir,  porque só dessa maneira poderemos expeli-los para dar lugar aos bons pensamentos.

Os pesquisadores lembram ainda que, a repetição de frases é defendida também por algumas religiões. Ao fazermos um rosário ou terço, por exemplo, proferimos várias vezes a mesma oração na intenção que ela seja ouvida pelos santos e tenhamos os nossos desejos atendidos.

Por isso, a recomendação dos estudiosos da mente humana é que devemos escrever de 10 a 20 vezes as afirmações positivas, todos os dias, orientação que vem confirmar que a repetição tem o poder de mudanças. E os psicólogos ainda ensinam que devemos substituir o pessimismo por frases positivas para alterar a sistemática de nossa mente. E quais seriam essas frases?

“Eu (nome) acordei bem e terei um dia produtivo.”
“Eu (nome) tenho o corpo saudável.”
“Eu (nome) tenho fé em Deus que tudo irá se resolver.”
“Eu (nome) estou de bem com a vida. E a vida, de bem comigo.”

E outras tantas frases que sirvam para atingirmos os objetivos e metas individuais. Se as afirmações positivas fazem milagres em nosso organismo, o que dizer então das mães que dizem, constantemente, aos filhos menores “você é burro”, “você não presta para nada”, “eu não posso com você (referindo-se à indisciplina)”? Certamente, elas estão construindo indivíduos desequilibrados emocionalmente.

E como já sabemos que as palavras têm poder de alterar realidades, faço delas o meu desejo para você:

Que tenhas paz no coração, saúde no corpo e sorriso nos lábios.
Que tenhas paz no coração, saúde no corpo e sorriso nos lábios.
Que tenhas paz no coração, saúde no corpo e sorriso nos lábios.





Um comentário:

Obrigada pela visita.