Como citar aulas no TCC








Há professores que encantam.

Eles têm uma magia, um domínio na comunicação oral, um empoderamento do conhecimento - fruto de muitos anos de estudos, pesquisas, troca de experiências, análises, dedicação, disciplina, erros e acertos que os fazem emitir opiniões assertivas e reflexivas. Ousam. Eles são formadores e transformadores de opiniões, de curso, de caminhos, de vida...

Esses professores despertam uma vontade de o aluno abarcar rapidamente aquele conhecimento que está sendo transmitido em sala de aula. Impossível. Mesmo porque cada um apreende a informação de maneira diferenciada, singular.

Mas, como citá-los em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação ou tese?

Vejamos os elementos descritivos essenciais para essas “outras fontes de informação”, segundo a Associação Brasileira da Normas Técnicas (ABNT- NBR-6023).

   Nome do professor;
  Título da aula;
Ano em que o trabalho foi preparado (edição);
Local - instituição onde foi ministrada a aula, disciplina;
Cidade onde a aula foi ministrada;
Data (ano).

Fórmula:

SOBRENOME DO PROFESSOR, prenome. Título da aula. Ano em que o trabalho foi preparado. Local (instituição) onde foi ministrada a aula, disciplina. Cidade onde a aula foi ministrada. Ano.

Exemplo:

PIMENTEL, Alexandre Freire. As alterações do novo Código de Processo Civil (CPC). 2016. Aula magna ministrada no Curso de Mestrado da Faculdade de Direito do Recife. Recife, 2017.

MACHADO NETO, Antônio. Evolução do conceito da cadeia de logística. 2016. Aula ministrada na disciplina de Logística, do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Senac Pernambuco. Recife, 2017.

Não sabe o título da aula?

Você sabe o assunto da aula, mas não sabe o título e quando ela foi preparada? 

Não tem problema.

Título é:

“Palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um documento”. (Ver NBR – 6023, subseção 3.13)

E a ABNT recomenda usar “Colchetes” sempre que deduzimos uma informação, ou seja, não temos certeza. (ver NBR-6023, subseção 8.2.6)
  
Exemplo:

PIMENTEL, Alexandre Freire. [Reflexões sobre as alterações do novo Código de Processo Civil]. [2016]. Aula magna ministrada no Curso de Mestrado da Faculdade de Direito do Recife. Recife, 2017.

MACHADO NETO, Antônio. [Evolução do conceito da cadeia de logística]. [2016]. Aula ministrada na disciplina de Logística, do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Senac Pernambuco. Recife, 2017.

Entendeu?

Então o que está esperando para continuar o TCC? Siga em frente porque o sucesso dependerá do seu esforço e, um dia pode o professor ser você.

Lembre-se:

Nestas referências estão sendo aplicadas o conceito das seções 7.1 e 8.11.4, da NBR -6023. Não se aplica a orientação da Seção 7.6. 

Boa sorte!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.