Como separamos...





Criança síria morta numa praia da Turquia. Set. 2015


















Quantas vezes fazemos mau uso da razão?

Uma vez eu li, não me recordo onde, que o mais terrível que pode acontecer a um ser humano é não saber usar a razão. Porque aquele que acredita ter sempre razão, encastela-se de tal maneira que não admite e não aceita outras formas de pensar que não sejam a sua.

E quando temos esse tipo de atitude, poderemos nos arrepender mais tarde, porque estaremos subtraindo as chances das pessoas se expressarem, defenderem, discordarem e, sobretudo, enxergar a verdade sob outro ponto de vista.

E o que é a verdade?  - Pergunta que fez Jesus silenciar diante de Pilatos.

Portanto, se nós nos enclausurarmos em nossos mundos repletos de valores, crenças e opiniões, certamente, iremos provocar brigas, conflitos e guerras. E ao invés de unirmos, seguiremos separando.

Mas, engana-se quem pensa que as grandes guerras estão em localizações distantes, porque a principal está entre as pessoas mais próximas de nós: família, amigos e diversos companheiros de batalha. E não devemos nos esquecer de que a violência verbal é tão nociva quanto à física.

Bom início de semana.









Um comentário:

  1. Eu vou viver 100 anos e vou ter essa imagem na cabeça. O mundo está em crise e o ser humano se contradiz em todas as suas ações chamadas de "amor". Infelizmente as coisas só são resolvidas quando à guerra promove mártires como este. Meu coração sangra!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.