Evite quedas




Falhos – isso é o que somos.

Mudarmos nossas crenças e valores muitas vezes levam anos, décadas ou até mesmo... não mudamos. Mas, o elemento físico, este sim, sofre a decorrência da passagem dos anos e, principalmente, da ação do que deixamos de fazer para beneficiá-lo ou fizemos errado, conscientemente, ou por ignorarmos as informações.

E uma das coisas que fazemos errado é descuidar da nossa segurança dentro de casa para evitarmos acidentes, incluindo as quedas.




Vale, então, algumas dicas que recebi recentemente e compartilho:

1 – Não use banquinhos ou cadeiras plásticas, mesmo que resistentes, para pegar objetos guardados em lugares altos. Utilize uma escada doméstica e, certifique-se que ela está bem segura.

2 – Evite usar produtos que deixam o piso deslizando. E se líquido ou alimento cair no chão, limpe imediatamente.

3 – Não deixe os fios elétricos e de telefone soltos ou folgados. Eles podem provocar quedas, além do choque elétrico.

4 – Use tapetes e carpetes antiderrapantes, ou retire se considerar mais conveniente. Quando se tem idoso em casa, é uma medida essencial.

5 – Evite colocar móveis de quinas em lugares de passagem. Se possível, adote móveis com cantos arredondados.

6 – Tenha uma luz indireta no seu quarto para ajudar a se levantar durante à noite. Use abajur ou luminárias de cabeceira. Existem algumas bem apropriadas e pequenas no comércio.

7 – Cuidado com seu pet. Se ele tem costume de seguir você dentro de casa ou dormir no seu quarto, cuidado. Porque, em algum momento,  ele poderá causar um tropeço.

8- Casa ou apartamentos com degraus devem ter obrigatoriamente corrimão. Segure-o.




9 – Não saia do banho com os pés molhados para andar pela casa. Use, próxima ao box, toalha apropriada para os pés e sinalize com cores diferentes.

10 – Para quem tem problemas de coluna, o ideal são camas altas, com 55 a 65 centímetros de distância do piso.  

E, por último, é aconselhável não trancar a porta do banheiro com chave.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.