Da arte final quem se encarrega é a vida



Artista plástico (aqui)



Disse o psicólogo Luiz Schettini Filho, certa vez numa palestra que assisti, que nós pais fazemos um layout de como gostaríamos que nossos filhos fossem. E nisso todos nós temos o direito. Mas, não temos o direito de fazer a arte final porque quem se encarrega disso é a vida, e o filho será também resultado de tudo que ele absorveu ao longo dos anos como pessoa, ou seja, do que transmitimos e do que ele percebeu. Schettini lembrou que ao educarmos, estamos construindo uma pessoa e não é justo que as nossas expectativas sejam maiores do que um filho possa suportar.

E uma das maiores angústias dos pais está no fato de desejarem que os filhos façam as escolhas certas,  para que possam ser felizes e realizados. Mas, o ideal de felicidade é dos pais e por isso eles cometem erros e tornam-se ansiosos. “É preciso entender que a família é uma comunidade participativa. Ao mesmo tempo em que todos são integrantes, estão também separados pela individualidade”, afirma Schettini.

O que o psicólogo quis dizer, durante a palestra, é que os pais devem educar observando as peculiaridades de cada filho. Ao fazer isso, estaremos respeitando o outro e conseguiremos viver em harmonia com os desejos, metas, anseios e medos.  Schettini  disse que “educar não é trabalhar o amor do outro, mas ter o amor pelo outro."

No fundo, cá entre nós, sabemos que não existe receita para educarmos os filhos. Mas, com o mundo globalizado e competitivo,  é importante cultivarmos a conversa franca, a presença positiva para podermos orientar, compartilharmos as decisões familiares, transmitirmos os valores morais que andam bem esquecidos no fundo do baú da modernidade - mas que farão a diferença para torná-los cidadãos. 

Nesse aspecto, não podemos esquecer de mostrar sempre a valorização do estudo constante, de ensiná-los a lidar com as frustrações que poderão advir,  mesmo incentivando-os, concomitantemente, a assumirem desafios  e risco, mas alicerçados na responsabilidade. Esse pode ser um caminho que os levará a realizar os seus sonhos e alcançar a tão almejada felicidade. Tudo isso, sendo acompanhado pelos pais com muito carinho – uma das expressões do amor. 

Bom início de semana.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.