Os conselhos de Salomão





Dizem, que quando Deus apareceu para Salomão (coroado rei de Israel aos doze anos de idade e antes da morte de seu pai Davi) perguntou o que ele queria. Salomão, com medo de governar, pediu:

- “Eu quero sabedoria e conhecimento para poder julgar com probidade o grande povo de Israel”. 

Então Deus disse que, por Salomão não ter pedido riquezas, bens, honras e vitórias sobre os inimigos, lhe seriam concedidos mais sabedoria, conhecimento, riquezas e honras do que a qualquer rei do passado ou do futuro. E assim se fez. Salomão multiplicou seus dotes.

Mas depois de anos, Salomão começou a violar as regras de conduta. Portanto, os princípios e estratégias que tinham lhe concedido, ou seja, tanta sabedoria e conhecimento desapareceram.

Sabedoria e conhecimento, dois eixos perseguidos por todos nós A sabedoria nos permite distinguir o caminho certo do errado; e o conhecimento torna possível a produção de riquezas materiais. 

Para Steven K. Scott, no livro "Salomão, o homem mais rico que já existiu", todos nós devemos buscar a sabedoria como se fosse um tesouro escondido e quando encontrá-lo, jamais menosprezar. Mas, Scott sugere algumas atitudes para conquistarmos a sonhada sabedoria.

1 Escutar. Ser um aprendiz, independente da situação. Ouvir os conselhos e orientações de pessoas mais velhas, principalmente dos pais que desejam o nosso bem-estar. Numa situação de dúvida, isso nos ajudará muito.

2 Estudar. Não pararmos de estudar jamais. A sabedoria está presente nos registros escritos ou não, nas palavras, nas descobertas e experiências. 

3 Receber. Devemos procurar compreender as pessoas, e retirar dos acontecimentos os ensinamentos que fazem ampliar a sabedoria. Toda transformação que conseguirmos em nós mesmo irá refletir no relacionamento com as pessoas.

4 Ter bom senso e discernimento. Ambos irão nos proporcionar segurança para cumprir os objetivos e metas que traçamos para a vida. Muitas vezes é necessário nos desviar um pouco, e temporariamente, de um caminho para poder retomá-lo com mais propriedade e sensatez.

Um bom início de semana, depois do feriadão.





2 comentários:

Obrigada pela visita.