Coisas que li por aí 4




“As pessoas acreditam que a internet é a solução para tudo. Mas, na América Latina, um dos problemas mais sérios que enfrentamos é o baixo nível de leitura e escrita das crianças. Na média, metade das crianças não aprende a ler.

A leitura é uma habilidade fundamental para usar a internet, pois a capacidade de leitura define o tipo de uso que as pessoas fazem da internet. Elas vão buscar a informação de acordo com a sua capacidade de leitura e de categorização.

Se nossas crianças continuarem a sair da escola com os baixíssimos níveis de escrita e leitura, como vem acontecendo, a internet não serve para nada.

Se não melhorarmos os níveis de leitura e escrita das crianças na América Latina, toda a riqueza e o potencial do conteúdo da internet será perdido. Somente aqueles que chegam a níveis 3 ou 4 de leitura, segundo as avaliações internacionais, têm capacidade de tomar decisões complexas. Este é um problema estratégico e, mais do que isso, é um problema político.”

(Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano)



Hoje (23/04) - Dia Internacional do Livro,  perguntamos: Será que o nosso país tem o que comemorar?

2 comentários:

  1. Oi Joseana,
    O texto é ótimo. Mas o problema de falta de leitura interferindo com o entendimento do que encontramos na internet, não é apenas da A.L.. Já vi reclamações deste padrão no hemisfério norte.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Betty,
    a situação na América Latina é pior. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.