Tapioca rendada












Bato palmas para quem sabe fazer tapioca. Uma comida aparentemente simples de fazer, mas não é. Por experiência própria, sei que ela exige uma técnica e manuseio adequado da goma. Nas duas tentativas que já fiz, nenhuma considerei boa.

Porque fazer tapioca é uma arte. Caso contrário, teremos dentro da assadeira uma goma encorpada, as bordas não ficarão arredondas, a espessura da tapioca ficará grossa e o recheio cairá pelas bordas, ou seja, tudo isso afetará no sabor final.

Por isso, hoje a receita é de Floripes Chedid que, como eu, aaaadooora tapioca.

Anote o passo a passo.

Primeiro, peneira-se a goma da tapioca. Reserva.

Depois se rala o queijo coalho. Existem vários tipos de queijo coalho e alguns são conhecidos por não derreter quando são levados ao fogo.  É esse mesmo que você vai usar.









Mistura-se o queijo ralado com a goma peneirada. Não precisa colocar sal porque o queijo já vem salgado.







Agora, mãos à obra. E o segredo é esquentar a assadeira antes de colocar a goma, usando sempre fogo baixo. Porque quando o fogo fica alto, a tendência é a massa ficar ressecada, dura, ou seja, no popular “borrachuda”.

Coloque a goma da tapioca para preencher a assadeira. Rapidamente, ela vai “ligar”. Em seguida, e com uma colher de pau, vire a goma até assar por igual. A tapioca está pronta. 

Outro segredinho é limpar a assadeira com papel toalha para fazer a próxima tapioca. Isso fará com que os pedacinhos queimados ou mesmo que ficaram da tapioca anterior não grudem na seguinte.













O recheio fica por sua conta. Escolha um ou vários recheios de sua preferência. Tanto a tapioca pode ser comida aberta quanto fechada.












Tente colocar recheios como doces ou até mesmo frutas como banana, abacaxi ou coco. A tapioca também pode ser recheada com ovo frito, carne, presunto etc. Use a criatividade. 

E se você tiver alguma receita que deseja compartilhar, envie-nos: joseane@tudonanecessaire.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.