Saintpaulia ionantha







Como minha mãe, eu também gosto de visitar sementeiras. Gosto de comprar terra, estrume, ver as novidades de vasos e comprar outras mudas de plantas. Desopila e muito...

Estava numa sementeira, em Gravatá, interior do Estado de Pernambuco e, quando saia, o jardineiro me presenteou com uma violeta. Agradeci, mas na hora, juro que pensei “Esta planta vai morrer logo”. Doideira minha, julguei errado porque ela resistiu por muito tempo. 

Eu trouxe a plantinha para casa e coloquei numa das janelas de minha cozinha e dei carinho. Mas, pequei em tantos cuidados e acabei aguando demais. No início ela resistiu bravamente, mas depois a raiz foi apodrecendo e ela morreu. Tadinha. Só depois disso, eu fui buscar informações sobre como cuidar de violetas e hoje compartilho as dicas. Resultado: terminei adquirindo outra muda.





1  A violeta africana ou sanintpaulia ionantha é originária da África.

2  As folhas crescem lentamente (já  tinha dado para perceber).

3 Ela deve receber luz indireta pela manhã ou final de tarde. Ideal para janelas. (Isso eu já tinha feito. Coloquei numa das janelas de minha cozinha, mesmo sem saber se era o lugar apropriado).

4 Não se deve molhar as folhinhas. A violeta gosta apenas de água na terra, ou seja, por debaixo das folhas. No inverno, devemos regá-la com menos água.

5   O solo apropriado é parte de terra, um pouco de areia e matéria orgânica.

Simples, não é? 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.