Como fazer ficha catalográfica para TCC








Eu estava passeando pelo shopping quando encontrei uma criança linda. Ela escolhia, junto com seus pais, um brinquedo. Maria tinha os olhos bem pretos, cabelos naturalmente cacheados e pouco domados, presos com fita cor de rosa. Ela também parecia uma rosa vermelha de tão corada que eram as suas bochechas... Maria estava vestida com uma roupinha de algodão colorido e as suas perninhas bem torneadas e ainda cheias de muitas dobrinhas podiam ser vistas.  Maria, na sua ingenuidade, sequer notava o quanto chamava a atenção de todos que passam nas proximidades da loja, tamanha era sua alegria manuseando os brinquedos, onde um seria seu.

Pela minha descrição, tenho a convicção que você gostaria também de ter visto Maria. Não é verdade? Criança, de alguma forma, muda o nosso humor... para melhor.

Pois bem! Mas eu também não vi Maria porque ela é fictícia. Faz um bom tempo que não vou ao shopping e, raramente, paro para observar crianças. E as minhas já cresceram. Eu apenas quis descrever uma criança. Ownnn.

Quando descrevemos uma pessoa, um fato ou qualquer coisa, criamos uma imagem na mente do nosso receptor - que poderá ser um ouvinte ou leitor.

Assim mesmo é a catalogação de um documento, seja ele no formato de monografia, dissertação, tese, livros, periódicos, CDs, DVs entre outros. A catalogação é o processo de descrição física da sua fonte de informação.

Quando há catalogação, você identifica e individualiza o objeto, permitindo organizá-lo em banco de dados, em catálogos virtuais e impressos. Ambos vão servir para encontrar, rapidamente, a informação quando houver necessidade.  Será seu meio de acesso.

Agora mãos à obra e vamos criar o meio de acesso (para os bancos de dados) do seu trabalho, escrito com tanto suor e, às vezes, até lágrimas...

Para descrevê-lo, são elementos essenciais:


    Autor (sobrenome + nome)
        Título
        Subtítulo (se houver)
        Local de publicação
        Ano de publicação
        Quantidade de volumes (se houver) e páginas
    Informações complementares: ilustração, tabelas, tamanho, 
gráficos entre outros.
        Tipo de trabalho (monografia, dissertação, tese)  / orientador
        Assunto + notação do autor


Como seu trabalho ainda não foi publicado, não há necessidade de usarmos o campo de edição. 

Para organizar os elementos essenciais é necessário que se obedeça a um padrão exigido pelo Código de Catalogação Anglo-Americano.


Como dispor os elementos essenciais?


Numa ficha padrão - tamanho 7,5 x 12,5 cm. Acho pouco provável que um orientador vá medi-la. 

Use espaçamento simples e a mesma fonte do trabalho - tamanho 12.

Respeite o espaçamento entre a pontuação, conforme exemplo.  Não me pergunte por que se coloca o título embaixo da 4ª letra, porque até hoje eu não descobri. Mas é o padrão. Siga e boa sorte. 

Veja o exemplo abaixo (não está no tamanho padrão).



















Um comentário:

  1. Interessante essa forma fácil de fazer essa danada dessa ficha... obg

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.