Por que comer macaxeira?








Macaxeira ou aipim é uma dessas delícias que herdamos dos nossos ancestrais indígenas e que representa uma das preciosidades de nossa culinária, sobretudo, a nordestina. Macaxeira cozida, frita, transformada em bolo ou purê é, realmente, super gostoso. Se acompanhada da carne de charque (ou carne seca), por exemplo, fica mais deliciosa ainda. E se esta charque, ou uma boa carne de sol, estiver escondidinha dentro do purê de macaxeira é melhor ainda porque a comida ainda vem intercalada com queijo e molho de tomate.
Descobri que comer macaxeira também faz um bem enorme à saúde. Apesar de ser rica em carboidratos e ser mais calórica do que a batata doce, a macaxeira possui muita fibra e ajuda na digestão. Também oferece maior sensação de saciedade, controlando a fome.

A macaxeira contém ainda:

Vitamina A – que possui a função antioxidante, fortalece a pele, mucosas e sistema imunológico, conserva o esmalte dos dentes e combate as doenças relacionadas à visão.

Vitamina B1 – conhecida com tiamina, ajuda no funcionamento do cérebro e sistema nervoso.

Vitamina B2 – sinônimo de riboflavina e que contribui com o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, sendo importante elemento para a saúde dos nossos olhos, pele e cabelos.

Vitamina C – fortalece o sistema imunológico, protegendo-nos contras infecções, gripes e resfriados, além de regular os níveis de colesterol.
Cálcio – previne contra a osteoporose e doenças relacionadas aos ossos.

E agora, vai comer um pedacinho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.