Meu bolinho de mandioca







Bolinho de mandioca lembra terra molhada, cai bem com um cafezinho, principalmente, se for num fim de tarde de uma cidade serrana como Gravatá, no interior de Pernambuco, e distante apenas 80 km do Recife.

Bolinho de mandioca tem cara sítio, de fazenda, de mato, de ancestrais indígenas que usavam o tubérculo para seu sustento. Também um bolo de mandioca é feito sem muitos detalhes, muitos ingredientes e quando menos se espera está pronto e ... delicioso. 

Ralar a mandioca, nem pensar. Isso ficou para as nossas mães. Mas, foi com a minha mãe que aprendi a cheirar a massa para saber se não estava azeda, passar a mão como se fosse peneirá-la e sentir se estava soltinha, além de tantos outros pormenores que acrescentaram às minhas exigências de tentar fazer sempre algo bem gostoso. Mas, desta vez, não fui para o livro de Dona Benta. Comprei a massa no supermercado e fiz a receita que tinha no verso da embalagem. Super fácil! 

3 ovos
1 copo (xícara) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina derretida
1 colher (café) de sal
2 copos de massa de mandioca "Primo" lavada, espremida e peneirada (este post não é publieditorial)
1 copo (xícara) de leite de coco (usei leite comum).




Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 5 minutos. Unte uma forma com margarina e farinha de trigo, despeje a massa e leve ao forno. Retire quando, colocando um palito no bolo, este sair limpo. Não é fácil? 











O bolo não fica grande, mas com um pacote de massa você pode repetir a receita. 


2 comentários:

  1. Olá, fiquei com uma dúvida, a receita é do bolo comum de mandioca ou do bolo de mandioca com massa puba? Essa parte da massa lavada, espremida e peneirada me deixou bem confusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maraísa. A receita é do bolo comum de mandioca. Com a mandioca você também pode fazer o bolo Souza Leão. Bjs

      Excluir

Obrigada pela visita.