Conversando com o oftalmo





Se a pele precisa de cuidados, os olhos também. Conversamos com o oftalmologista Rilcon Coelho, do Hospital de Olhos Santa Luzia, em Recife, e esclarecemos algumas dúvidas:

Tudo na nécessaire: Qual a luminosidade ideal para leitura de material impresso, ou seja, livros, revistas e jornais? A luz deverá incidir sobre a página ou ser indireta?

Dr. Rilcon Coelho: A iluminação ideal é a luz branca contínua, desta forma, deve-se evitar usar apenas uma lâmpada fluorescente e com incidência direta. A luz deverá vir por trás do leitor. Lâmpadas com resistência ou dicroicas esquentam muito e também devem ser evitadas. Atualmente existem vários tipos de Leds – Light emitting diodes (emissores de luz) que, além de possibilitar uma boa iluminação direta, são bastante econômica.

Tudo na nécessaire: Muitas pessoas usam o computador por várias horas seguidas. O comportamento é prejudicial à visão? Quais os problemas que o hábito pode acarretar?

Dr. Rilcon Coelho: Hoje é uma necessidade o uso do computador, em diferentes atividades diárias. Mas, devemos usá-lo corretamente e isso significa também manter uma postura adequada, estar em ambiente refrigerado e ter uma boa iluminação que irá prevenir danos à saúde, sobretudo, aos olhos.  Os monitores, mesmo os mais antigos com tubo de imagem, não emitem radiações prejudiciais à visão. No entanto, após três horas de uso já se observa um desconforto ocular devido ao ressecamento. Os usuários que passam muitas horas no computador podem apresentar olhos vermelhos, ardor e, consequentemente, inflamação ocular, conjuntivite e ceratite secundário ao olho seco, caso não realizem uma pausa. Digo que a melhor maneira de utilizar um computador é sempre fazer pausas, após três horas de uso contínuo, para que os olhos possam se lubrificar.





Tudo na nécessaire: Devemos assistir televisão com luz acesa ou apagada? Quais os problemas que causa se seguirmos a recomendação contrária?

Dr. Rilcon Coelho: A saúde ocular não será afetada pela luz apagada ou acesa do quarto ou sala, mas sim pelo tempo de exposição ao monitor, sua proximidade e localização. Por exemplo, não é aconselhável fixar a TV em lugares altos porque a maior abertura das pálpebras provoca ressecamento ocular, exceto quanto a pessoa assiste deitada.

Tudo na nécessaire: Muitas pessoas costumam ler no ônibus ou até mesmo no carro durante uma viagem. É prejudicial à visão?

Dr. Rilcon Coelho: Ler, quando um veículo está em movimento, não acarreta danos oculares. Mas, é bom lembrar que realizar uma leitura em movimento pode acarretar dificuldades de concentração e desencadear dores tensionais periorbitárias, ou em outros locais do corpo, e/ou tonturas. Também costumo dizer que uma freada brusca do motorista, pode provocar uma pancada no rosto do passageiro e acarretar lesões gravíssimas à visão.





Tudo na nécessaire:  Quais as orientações que devemos seguir quando vamos comprar óculos esportivos?

Dr. Rilcon Coelho: Para comprar óculos esportivos devemos, não apenas avaliar a estética e conforto, mas, principalmente, a qualidade. Observe a garantia que o fabricante oferece, seu selo ou certificação de proteção da lente contra os raios solares ultravioletas (UVa e UVb). Aconselho comprar seus óculos esportivos em óticas confiáveis. E faço ainda outro lembrete: os filtros para raios ultravioletas também podem estar em lentes transparentes, não escuras, principalmente, nas melhores lentes de grau progressivas. Moramos num país tropical e as radiações solares são elevadas. Quanto mais protegermos os olhos e o corpo, nos horários impróprios, ou seja, das 10 às 15 horas, estaremos evitando várias doenças, entre elas: pterígio, catarata, câncer e patologias retinianas.


4 comentários:

  1. Obrigada, Dr. Rilcon. Suas informações foram muitas esclarecedoras. Vou ter mais cuidado com o uso do computador.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei este blog hoje. Por coincidência meus olhos têm lacrimejado qdo estou usando o computador.Depois desse artigo, vou procurar não ficar tão "vidrada" na tela do monitor. Parabéns Dr.Rilcon pelo artigo.

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que os monitores não emitem radiações. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Qdo adolescente comprei um óculos de grau no camelô e toda vez que usava meus olhos ardiam demais. Hoje, só compro em ótica "séria". Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.