Bolo de ameixa (receita de Alexandra Flávia)




Maravilhoso, não é mesmo? Não dá vontade de comer um pedaço deste bolo que sentimos ter sido feito com muito carinho?

Quem nos premiou com a receita foi a leitora Alexandra Flávia Siqueira, porque fazer este bolo já faz parte de sua vida. Com ele, Flávia costuma presentear parentes e amigos. Foi assim com a formatura do sobrinho e, recentemente, com o aniversário de sua amiga Marize.



Anote os ingredientes:

100 gramas de passas 
400 gramas de farinha de trigo sem fermento
400 gramas de açúcar refinado
400 gramas de manteiga sem sal
6 ovos
3 colheres (sopa) de chocolate
1 lata de leite condensado
1/4 (copo) de vinho moscatel ou vinho do porto
Uma pitada de sal (se a manteiga não conter sal)
2 colheres (chá) de fermento em pó

200 gramas de ameixa sem caroço
400 gramas de goiabada 

Modo de fazer:

1. Você vai fazer um doce de ameixa: 

Leve as ameixas ao fogo com 1 xícara de açúcar e 1 ½ de água. Em média, o doce fica no fogo, entre 10 a 15 minutos, até secar um pouco a água. Reserve o doce para utilizá-lo morno (quase frio).

2. Derreta a goiabada com um pouco de água, até ficar cremosa. Reserve para usá-la morna (quase fria).

Comece a preparar a massa do bolo

Bata a manteiga com o açúcar. Acrescente as gemas e continue batendo. Coloque a farinha de trigo, o fermento, o chocolate, sal, o leite condensado, o vinho, o doce de ameixa e a goiabada derretida. Misture bem, com a batedeira mesmo.  Acrescente as claras em neve.

Passe as passas na farinha de trigo e despeje na massa, misturando levemente.

Preaqueça o forno por uns 10 minutos. Leve o bolo para assar em forma untada com margarina e farinha de trigo. Faça o teste do palito para saber se ele está assado, sempre enfiando o palito no centro do bolo porque, como a massa é muito pesada, ele assa primeiro suas laterais.

Agora, faça a obra-prima, decorando:

Desenforme o bolo já frio.

Faça uma cobertura de chocolate com: 


1 1/2 lata de leite condensado e 5 colheres (sopa) fartas de néscau. Não use margarina. Alexandra Flávia diz que a margarina deixa menos consistente o brigadeiro. Mexa até soltar do fundo da panela. Retirando do fogo, pode cobrir o bolo. O brigadeiro quente vai fazer com que o bolo fique mais molhadinho ainda. Já estou com água na boca! E você?



Compre 12 caixas de kitkat. Cada uma vem com 4 barrinhas de chocolate. Você vai precisar também 1 envelope pequeno de granulados de chocolate. 

Foto ilustrativa/capturada da internet.









Depois da cobertura já fria, Alexandra Flávia avisa que se for para criança, você pode usar M&Ms para cobrir a copa do bolo. Ela usou granulados de chocolate. Em seguida, cerque todo o bolo com Kitkat. Use uma fita de cetim com cerca de 5 centímetros de largura e boa sorte para fazer o laço.

Está pronto seu bolo de festa. Aproveite a dica. Obrigada, Alexandra Flávia. Um beijo.

E se você tiver alguma receita que deseja divulgar, envie-me (joseane@tudonanecessaire.com). Eu terei imenso prazer em compartilhá-la. 







Um comentário:

  1. Liiiiiiiiiiiiiindo! Deve ter ficado uma delícia. Vou tentar fazê-lo no meu aniversário.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.