4 segredinhos de um bom pudim de leite







Ah, assim não vale. Hoje publicarmos uma receita tão simples e comum como um pudim de leite...

Calma, pessoal. A receita é apenas para compartilhar algumas dicas que fui aprendendo aos poucos e testando. A primeira delas é sobre a consistência do pudim. Antes, quando eu desenformava o pudim, ficava triste porque, geralmente, ele se desfazia como uma papa. Aprendi que quanto mais ovos colocarmos, mas consistente o pudim fica. Então, as dicas são:

1.   Ao invés de 3 ovos, como indicam as receitas, coloque quatro. Portanto, não precisa colocar maisena ou outro farináceo para conseguirmos uma boa consistência. 




Você sabia que a calda de caramelo serve para formar uma camada protetora de calor, quando o pudim for ao forno, fazendo com que a temperatura seja distribuída por igual? 

Pois bem, depois que soube dessa ajudinha do caramelo, fiz as pazes com ele, já que tinha muita dificuldade em caramelizar uma forma. E uma das medidas que considero ideal, eis a segunda dica:

2.   Misture 2 xícaras (chá) de açúcar com 1 xícara (chá) de água. Acrescente uma colher (sopa) de suco da laranja. Leve ao fogo sem deixar dourar muito, apenas amarelar. Retire do fogo e despeje o líquido do pudim.

Não pense em usar outro tipo de forma sem ser com furo central. Esta é a terceira dica:

3.   Forma com furo central faz com que o pudim seja cozido de forma uniforme, ou seja, por igual. E se tamparmos, evitará que a água do banho-maria respingue na massa.

E agora a receitinha básica:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite comum (usar a mesma medida)
4 ovos

Passar tudo no liquidificador e despejar na forma caramelizada. Assar em banho-maria por 1 h e 40 min. Desenformar ainda quente. E se ficar um pouco do caramelo na forma, não esquente para derretê-lo para jogar por cima do pudim, porque a calda vai endurecer e você não vai conseguir comer. Eis a dica de número 4. 













Um comentário:

  1. Essa receita é uma maldade uma hora dessa. Dicas preciosas e que belo pudim. Amo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.