3 passos básicos para ter pele saudável







Bem-vindo(a) a temporada de cumprir todas as promessas feitas no final do ano para 2014. E se uma delas foi cuidar mais do seu corpo, comece pelo maior órgão do corpo humano: a pele.

E se está pensando que já quebrou o porquinho com os gastos dezembro e janeiro, e não poderá investir agora em produtos caros e importados que enchem as prateleiras das farmácias, comece, então, com três passos básicos para manter a sua pele saudável: limpar, tonificar e hidratar.

1 Limpar:

Espalhe um sabonete líquido que combine com seu tipo de pele (seca, oleosa ou mista). Se sua ida ao dermatologista está prevista para os próximos meses, use sabonetes indicados para bebês porque tem ph neutro e não agridem a pele.

2 Tonificar:

Há pessoas que não adotam o tônico porque desconhecem seus benefícios. A loção tônica serve para complementar a limpeza porque retira, se houver, algum resto de maquiagem que o sabonete não conseguiu limpar, remove as células mortas, desobstrui os poros, evitando assim o aparecimento de cravos e espinhas. Bom não é? Ela pode ter ainda a função adstringente e, neste caso, irá controlar a oleosidade excessiva sem, contudo, retirar a oleosidade natural de sua pele. Há tônicos também com efeito calmante porque possuem ingredientes como ureia, tília, hamamélis, alantoína ou camomila e são indicados para peles sensíveis.

  



O ideal é adquirir uma loção tônica que não contenha álcool em sua fórmula, apesar de conferir maior sensação de frescor. Mas, essa sensação é momentânea, porque o teor alcoólico estimula as glândulas sebáceas que irão deixar a pele mais gordurosa. Portanto, tanto o sabonete quanto o tônico devem ser apropriados ao seu tipo de pele. Para pele oleosa e mista, os dermatologistas recomendam loção que contenham hamamélis, camomila, mentol e ácido salicílico. Se seca, a pele deve receber substâncias como aloe vera, amêndoas-doces e glicerina que não alteram sua camada protetora de gordura. Já a pele normal, o uso do tônico é opcional.


3 Hidratar

Mais uma vez, sua hidratação dependerá do tipo de pele, que poderá ser examinada por um dermatologista. Contudo, têm pessoas que compram produtos em revistas, sem qualquer indicação médica. Para essas pessoas é sempre bom saber que os cosméticos têm suas finalidades, como por exemplo:

    Os cremes: são indicados para pele seca, sensíveis ou de terceira idade. Mas, são produtos com maior quantidade de substâncias gordurosas, em forma de emulsionantes e encorpantes. Por isso, não são indicados para quem tem acne.

    A Loção cremosa: como tem pouca gordura, pode ser usada por quem tem pele oleosa. Não é indicada para pele seca mas, se for usada, deverá ser reaplicada várias vezes.

O Leite: adequado para pele oleosa porque não tem quase nada de gordura. É a mistura da água com o óleo, este último em pequena quantidade.

Não importa a estação do ano, se estamos no verão inverno, outono ou primavera, tampouco o sexo, o certo é que cultivar alguns cuidados como uma rotina diária será um grande aliado para mantermos, por mais tempo, a pele firme, suave e lisinha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.