Turbine sua cozinha




Montagem sobre foto/Tudo na nécessaire

Arrumando, é claro!

Considero a cozinha e o banheiro os compartimentos mais importantes de uma casa. Se bem higienizados, garantem saúde e equilibro para toda a família.

Mas, existe também um item de suma importância: é preciso que ambos estejam bem organizados. Você concorda? Hoje vamos falar um pouco da cozinha.

Utensílios em vários tipos de material como vidro, plástico, inox, resina, cerâmica e porcelanas e tantos outros fazem da cozinha o lugar mais eclético da casa. Mas, essa mistura precisa conviver em harmonia para facilitar a vida de todos, porque não há nada mais irritante do que procurar algo e não encontrar, ou abrir a porta de um armário e tudo cair na sua cabeça. Para evitar o estresse:

1 Reserve um espaço do armário para guardar os depósitos plásticos. Colocar um depósito dentro do outro e reservar as tampas, por tamanho, é o ideal.

2 Adote cores para seus utensílios. Tem pessoas que amam o branco, mas por que não quebrar um pouco essa monotonia? Mescle com verde, por exemplo, laranja, cinza e até o preto.

3 Arrume os pratos por tamanhos e jogos, incluindo os de bolo, pizza. O mesmo faça com os copos. Lembre-se que a louça, que não seja diária, pode estar exposta para decorar, mas nada impede que um de seus armários de cozinha tenha portas de vidro para deixá-la visível e organizada.

4 Sobremesas devem ser servidas em taças. E alguns tipos de taças permitem que você arrume sobre a outra. Mas, cuidado para que não fiquem grudadas e quebrem. Você pode usar para separá-las o plástico-bolha. Não vale estourar a bolhinhas para aliviar o estresse.



Montagem sobre foto/Tudo na nécessaire

5 Separe os talheres de acordo com sua função. Exemplo: garfos  para sobremesa, colher para café, colher para sobremesa etc. Se os talheres forem guardados em gavetas, não use divisórias com tampa, exceto se forem usados esporadicamente, como por exemplo, talheres para receber visitas em casa. Outra dica é deixar as facas mais cortantes em lugar reservado na gaveta, a fim de evitar acidentes.

6 Alimentos, na cozinha. Mas, produtos de limpeza devem ficar na área de serviço e, de preferência, longe do alcance de crianças e idosos.

7 Invista na compra de jogos de mantimento e depósitos que além de conservar os cereais e grãos, ainda decoram a cozinha.

8 Panelas. Ah! Essa dor de cabeça, sobretudo, para guardar as tampas. Particularmente, não gosto de porta-tampa. O ideal é guardar as tampas próximas às panelas, principalmente, se forem de vidros. A dica é manusear com cuidado. Panelas, em teflon, exigem cuidados para não arranhá-la, apesar de que, aquelas de marca Rochedo e Tramontina não sofrem arranhões com facilidade.

9 Separe as travessas e formas por tamanho e tipo. Guarde mais próxima de você aquelas mais usadas com frequência.

10 Xícaras, canecas, pires podem ser guardados em suporte, dentro do armário, porque economizará espaço.

11 Coloque numa bandeja: margarineira, melgueiras, porta-guardanapo, bule, garrafa térmica, açucareiro, adoçante, e tudo mais que usa diariamente. Quando você for se servir, estará tudo à mão.

12 Separe suas toalhas por tipos: para mesa, mãos, pratos,  balcão, lavabo entre outras. 

Sempre considerei importante ensinar aos meus filhos que, ao se levantarem da mesa, retirassem os pratos e os utensílios que usaram e colocassem  na pia, colocassem a cadeira no mesmo lugar e guardassem o que não seriam mais usados, mesmo dispondo o tempo todo de uma secretária do lar. Hoje, já adultos, eles sabem o valor e a importância da cooperação.


"Só posso fazer uma coisa de cada vez, mas 
posso evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo."
(Ashleigh Brilliant)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.