Pudim de panetone











Adoro panetone, principalmente, o tradicional sem gotas de chocolates. Então, resolvi transformar as sobras em alguma outra guloseima. Pesquisei na internet e encontrei algumas opções. E aquela que mais se aproximou do que eu queria foi um bolo pudim de panetone, mas esta receita ensinava a fazer o panetone. Como já tinha o panetone, eu comecei a fazer um pudim inovando nos ingredientes e apostei no resultado... Posso afirmar que ficou ótimo. Uma delícia!

Primeiro cortei as sobras do panetone numa quantidade suficiente para forrar a minha forma.




Depois, molhei o panetone com leite, também numa quantidade suficiente que pudesse encharcá-lo. Reservei.




Caramelizei a forma com 1 xícara de açúcar e ½ xícara de água.








Em seguida, coloquei o panetone na forma. Como gosto muito de frutas cristalizadas, fiz uma camada só com elas.




Depois, coloquei no liquidificador 1 lata de leite condensado, 4 ovos e a mesma medida (lata) de leite comum. E despejei essa mistura sobre o panetone.




Tampei a forma com papel alumínio e levei ao forno, em banho-maria, por 1 hora e 30 minutos. Quando retirei do forno, observei que algumas partes do pudim ainda estavam moles (pouco). Devolvi o pudim ao forno, sem o papel alumínio e deixei por mais 10 minutos. Desenformei quente e servi frio. Todos gostaram. 






Quando arrisquei fazer minha receita, eu tinha sorvete como outra opção para servir, caso ela não desse certo. Mas, eureka, ficou ótima. Agora, compartilho com você.





Um comentário:

  1. Tive oportunidade de experimentá-lo. De fato, ficou uma delícia.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.