Aproveite o verão


O sol chegou. Um pouco acanhado, é bem verdade, e dividindo algumas horas do dia com as chuvas esparsadas, situação que poucos nordestinos estão acostumados, principalmente, nos primeiros e últimos meses do ano.


Mesmo assim, com o calor nos envolvendo de forma mais branda, o fato é que as praias já voltaram a ficar lotadas e, para muitos as promessas de colocar em dia as caminhadas já estão sendo cumpridas.

Se o sol é nosso a cada dia, precisamos lembrar de alguns mandamentos:

1 Beber água mesmo sem estar com sede. Mas, para garantir a hidratação, nada impede que este líquido precioso seja substituído por água de coco, sucos e chás bem geladinhos. Estes dois últimos, se for possível, beber sem açúcar.

2 Alimentar-se de forma controlada. Com a transpiração o nosso corpo perde muito potássio, zinco e vitaminas hidrossolúveis como C e do complexo B.  Para repor essas perdas, temos que comer legumes, carnes brancas e vermelhas, cereais integrais, leite, frutas cítricas e vegetais verde-escuros que são ricos em vitaminas C. 

3 Cuidar dos cabelos. Cortes curtos facilitam o cuidado diário. Mas, quem prefere cabelos longos pode optar por rabos-de-cavalo, tranças, coques e outros artifícios. O importante é usar um protetor para os cabelos antes de levar sol e hidratá-los, semanalmente. Após o banho de mar e antes de chegar em casa, que tal molhar os cabelos com água mineral? Isso evita que o sal prejudique os fios.

4 O verão é um convite também ao ressecamento da pele. Daí não poder esquecer de passar, diariamente, o hidratante no corpo todo, incluindo pés e mãos. Para quem é frequentador assíduo de piscina, a hidratação deve ser ainda maior porque o cloro agride demais a pele. Além disso, deve-se tomar cuidado redobrado para não contrair micoses.

5 Usar roupas leves e sapatos confortáveis. A moda está nas estampas florais que combinam com o clima tropical. Abuse e use. Mas, nada impede que você continue usando seu pretinho básico, contanto que avalie se o ambiente em que você estará é refrigerado. O branco nunca sai de moda.

6 Para o dia, quanto menor a maquiagem melhor, ensinam os especialistas. Calor não combina com muita base, mas o look pode sugerir sombras, blush e batom na tonalidade mais próxima à pele.

7 Cuidado com os perfumes. Passar perfume e tomar banho de sol pode provocar manchas escuras na pele ou alergia. Fragrâncias refrescantes são sempre bem-vindas. Tem algumas que podemos fazer em farmácias de manipulação e são ótimas.

8 Xô preguiça, mas é necessário manter a depilação em dia. Contudo, evite tomar banho de mar ou piscina e se expor ao sol no mesmo dia em que se depilou, porque diminuem as chances de irritação na pele.

9 Usar chapéus, bonés, viseiras e não esquecer dos óculos escuros.


10 E não esquecer, também, do protetor solar na pele e nos lábios. Sem eles, prefira o sofá e um bom filme, em casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.