Efeito craquelado nos lábios























Querer usar, nos lábios, a última novidade de cor da estação não é o mesmo que estarmos cuidando bem deles. O máximo que estará acontecendo é estarmos vivenciando a tendência da moda no momento, combinando o tom da roupa com a cor do batom ou das unhas.


Uma das partes mais sensíveis do nosso corpo, e para saber disso basta pensarmos que pequenas agressões como uma pelezinha que solta começa logo a sangrar, os  nossos lábios devem estar constantemente hidratados e protegidos das ações do vento, do sol e das variações de temperatura como calor e frio. Lábios rachados, não apenas prejudicam o visual, como ardem, doem e podem trazer consequências mais sérias. 




Mesmo que o batom seja usado, diariamente, os lábios quando estão ressecados dão aquele efeito craquelado ao batom, sobretudo, se usarmos cores escuras como marrom, vermelho café, cereja e mate. Isso acontece porque nem todos os batons são hidratantes o suficiente para protegê-los. Ou seja, mesmo que as modernas fórmulas dos batons estejam cada vez mais potencializadas com vitaminas, filtros solares, hidratantes e substâncias que prometem antienvelhecimento, não poderemos deixar de investir na compra de produtos específicos para os lábios, que previnem o ressecamento e as fissuras.

Protetor labial, da Nívea, FPS 30. Produto resistente à água, contém vitamina E, extrato de girassol e previne o ressacamento.

Os produtos da La Roche-Posay são muito bons. Os preços são bem maiores do que os similares. O protetor solar labial Anthelios XL FPS 50 é indicado para lábios sensíveis e até para áreas cicatrizadas como tatuagens.

Protetor labial FPS 15. Preço mais acessível é a marca SpectraBan.  Ele assegura proteção para queimaduras solares e para as variações de temperatura. Uma boa oportunidade para levar na bagagem quando for viajar.

Para lábios muito ressecados, uma solução é hidratá-los com Mater Care, segundo a dermatologista Adeiza Branco. Master Care é fabricado pela BioLab e indicado para tratar rachaduras em mamilos, após a amamentação, mas pode ser usado também nos lábios.. 
*

Ter um fator de proteção labial contra os raios UVA e UVB, na nécessaire, é muito importante e deve ser usando antes do batom. Por ter uma ação emoliente, o protetor labial também hidrata e alguns são à base de manteiga de karité, cacau e cupuaçu. Se você estiver com dúvidas quanto a melhor fórmula para seu tipo de lábios, consulte um dermatologista.



Um comentário:

  1. Preciso comprar um pra mim rapidinho. Sinto que meus lábios estão ardendo. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.