Bolo de beterraba






Confesso que não gosto de beterraba, mas admiro quem gosta. Acho até bonito quem coloca a beterraba crua no prato e, mesmo vendo aquele “caldo” vermelho, consegue digeri-la. Lembro-me quando ainda estava na universidade que, para tratar uma anemia, minha mãe fazia o doce da beterraba para que eu pudesse levar e comer após o almoço. Como adoro doces, dar para sentir que, neste caso, o esforço era mínimo.

Dessa maneira, quando vi esta receita no blog Receitas da Tia Dete, resolvi testá-la porque imaginei que o sabor da beterraba seria driblado. O bolo ficou ótimo, mas não aconselho para quem não gosta de beterraba, contrariando a opinião da tia Dete. Mas, prepará-lo é lindo, porque o vermelho da beterraba, somado aos outros ingredientes como a laranja, forma uma cartela de cores que qualquer nutricionista aprovaria, se não fossem as calorias.

Coloque no liquidificador:

3 gemas
3 beterrabas grandes descascadas e cortadas
1 xícara (chá) de suco natural de laranja
3 xícaras de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina. A receita original recomenda duas, mas usei 3 e bem fartas.











Triture tudo e admire aquele caldo vermelho que fica no liquidificador.

Agora, bata as 3 claras em ponto de neve. Despeje o caldo vermelho que estava no liquidificador. Em seguida coloque 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e uma colher (sopa) de fermento. 

Mexa devagar.





Para o bolo ficar fofinho, depois de todos os ingredientes misturados,  bata a massa, com a batedeira, por mais 1 minuto.




Coloque a massa em forma untada com margarina e farinha de trigo. Retire do forno após o teste do palito.




Este bolo fica com a massa bem consiste, mais do que um bolo de cenoura. 

Não coloquei a cobertura recomendada porque considerei desnecessária. Agora, se eu comi? Pouco, porque continuo confessando que beterraba pra mim só no prato de outra pessoa. Mas, aqui em casa todos gostaram e muito...


Tudo na nécessaire assinatura









3 comentários:

  1. Gostei do texto, pq eu já fui obrigada a comer beterraba qd criança a última tentativa da minha mãe foi cortá-la cozida em rodinha, colocar leite moça kkk não tive demora chupei a beterraba até acabar o leite moça e joguei fora. Hoje eu gosto muito do tubérculo

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não morro de amores, mas como, de vez em quando. Prefiro a beterraba ralada, junto com a cenoura. Quanto ao bolo... hummm... Ficou com uma cara ótima. Adorei as flores, também!!!
    Bjs, Sandra.

    ResponderExcluir
  3. coloque 1 colher de sopa de vinagre de maçã na receita que o bolo fica mais vermelhinho.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.