Agir entusiasticamente


http://site1376956567.hospedagemdesites.ws/blog/tag/saude-do-solo/







Você sabe a diferença entre “ser entusiasmado” e “ser otimista”?

Entusiasmo é uma palavra que vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que possuía um deus dentro de si e por causa disso poderia transformar tudo em sua volta, até a natureza. Assim, se a pessoa fosse entusiasmada por Ceres – a deusa da Agricultura seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante.

Já o otimismo é diferente. Ser otimista significa acreditar que uma coisa vai dar certo e torcer muito para que dê certo. É uma qualidade que faz daquele que o detém, estar sempre esperançoso e confiante. Porém, existem ocasiões que é preciso ser entusiasmado. Porque a pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas e de fazer darem certo. A pessoa entusiasmada é pró-ativa, produtiva e não apenas fica esperando que tudo dê certo, mas trabalha para que todo o resultado seja positivo.

Segundo, Luiz Almeida Marins Filho, Antropólo e Ph.D.,  só há uma maneira de ser entusiasmado:  agir entusiasticamente.  Porque se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais no entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que provoca o sucesso. Há pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, as pessoas mudarem, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmaram com coisa alguma e saíram de alguma situação.

Baseado no texto do Dr. Luiz Almeida, fica a pergunta: Como está o seu entusiasmo com a vida, a família, o trabalho, o grupo social que você faz parte?

Um excelente início de semana para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.