Você não é um Magrão



http://sportdopovo.blogspot.com.br/2011/03/magrao-elogia-colegas-e-diz-que-pegou.html



























Magrão, goleiro do Sport Club Recife, se queixava na semana passada de uma lombalgia, ou seja, dores na região localizada abaixo da coluna, mas nem por isso deixou de classificar o time para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, defendendo três pênaltis contra o Náutico  no final da partida. Com certeza, o goleiro teve que superar muito desconforto. Porque a dor na região lombar e comum para muitos atletas, dependendo de sua intensidade, afeta as pernas e sua locomoção. Magrão é um atleta, acompanhado permanentemente por um preparador físico e cercado de intensos cuidados para não prejudicar sua performance em campo. Mas quem não é atleta e sequer prática alguma atividade física, o que deve fazer para prevenir este problema que pode atingir qualquer pessoa?

Segundo os ortopedistas, alguns cuidados são considerados básicos e essenciais:

1 Manter a postura. Parece fácil, mas nem sempre. Se você usa muito o computador, por exemplo, e permanece por longo tempo sentado, é muito pouco provável que você já não tenha adquirido alguns vícios posturais, entre eles ficar curvado.  Com o tempo, essa postura levará a uma dor tão intensa que você gostaria de ter prestado mais atenção à coluna. Portanto, sentado ou em pé, mantenha a coluna reta.

2 Eliminem o peso excessivo em todos os aspectos, seja uns quilinhos há mais, uma mochila ou grandes volumes. Todos eles vão colaborar para nocautear suas articulações e musculaturas no futuro. E quanto mais a balança acusar que você precisa de um personal trainer, maior será a sobrecarga no quadril, joelhos, costas e pés.



3 Exercite-se. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Se você já travou e não saiu do lugar, fazendo todos pensar ser uma estátua, está na hora de começar a fortalecer os músculos abdominais. Alongamentos, pilates, ioga e exercícios dentro d’água como natação e hidroginástica são os mais indicados. Evite esportes de alto impacto para coluna, como por exemplo, o vôlei  basquete, step, corrida, atletismo e o futebol. Mas, mesmo praticando esporte, tenha uma pausa regular para descansar. Nada de forçar demais o corpo.

4 Compre um colchão adequado ao seu peso e altura.

Se sua dor está impedindo que você faça suas atividades normais, procure um médico. Uma lombalgia pode ter várias causas como hérnias de disco, lesões ósseas e reumatismo.












Um comentário:

  1. Sou suspeita em falar, mas a introdução para chegar ao tema foi perfeita “ lombalgia ” e a deixa do colchão nem se fala porquê você acaba lendo o texto . Tenho que me policiar referente a minha postura.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.