Esse coqueiro que dá coco



"Ô esse coqueiro que dá coco
Onde amarro minha rede
Nas noites claras de luar
[...]
(Música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, 1939)










E esses coqueiros que dão coco fazem parte de uma paisagem quase selvagem ainda, no litoral pernambucano,  distante apenas 68 quilômetros da capital Recife. Próximos à Praia de Porto de Galinhas, eles estão na estrada que dá acesso à Praia de Serrambi, um paraíso de águas cristalinas, tranquilidade e, obviamente, do descanso numa rede. Apesar do coco ser uma fruta fácil de se encontrar no Nordeste, seu preço ainda é alto para o consumidor final, se bem que vale a pena comprá-lo. Nada melhor do que beber uma água de coco, um pouquinho gelada (para não interferir no sabor), quando estamos com calor. Tenho uma amiga que diz como seria bom mergulhar numa piscina de água de coco, porque faz bem até para a pele. E o doce? Delícia ! Se for casadinho com mamão... hummm é mais que demais.





Mas, hoje a nossa receitinha é um bolo desta fruta. Fruta? Será que teremos de ralar o coco e espremer suas fibras para tirar o leite? Não. Porque existem maneiras mais fáceis de se obter o gostinho da fruta, sem haver sacrifícios para as nossas preciosas mãos. Basta utilizarmos alguns ingredientes industrializados.  Anotem:





2 xícaras (chá) de açúcar
250 gramas de margarina ou 1 tablete pequeno
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de maisena
1 colher(sopa) de fermento em pó
200 ml de leite de coco (1 garrafinha pequena)
100 gramas de coco ralado
2 colheres (sopa) de essência de coco

Modo de fazer

Bata o açúcar com a manteiga. Acrescente os ovos. Continue batendo até ficar esbranquiçado. Desligue a batedeira. Adicione a farinha de trigo, a maisena, o leite de coco e o fermento. Mexa com uma colher de pau ou espátula.









Coloque o coco ralado e a essência e mexa devagar. 





Unte com margarina e farinha de trigo uma forma com furo central. Despeje a massa e asse em forno bem quente. Retire o bolo do forno quando o palito sair limpo.

Eu não coloquei cobertura e o bolo ficou bem fofinho. 








Mas, se você quiser pode colocar uma cobertura com leite condensado e coco, da seguinte forma: Faça um brigadeiro branco, misturando:

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de margarina
50 gramas de coco ralado


Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até desprender da panela. Em seguida, cubra o bolo e salpique com coco ralado. Maravilha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.