Congela!


Eu e meu freezer temos um caso de amor, digamos há quase 18 anos e consolidado como uma pedra de gelo. Completamo-nos. Ele surgiu em minha vida após a segunda gravidez e, consequentemente, pela necessidade de conciliar filhos, trabalho, administração da secretária e as idas aos supermercados. Diante de uma agenda lotada, a melhor opção foi procurar tudo que  oferecesse praticidade, mesmo diante de opiniões contrárias, entre quais a possível alteração nutritiva dos alimentos. Mesmo assim comecei congelando os alimentos mais usuais e fui testando, testando... Ainda hoje, congelo alimentos, porem bem menos do que antes. Mas, se você quiser um conselho, compre freezer, mesmo que tenha uma geladeira duplex.
Existem dois tipos de freezer no comércio –  vertical e horizontal. O ideal é o vertical para a nossa cozinha, porque além de otimizar o espaço, como uma geladeira, possui gavetas onde você pode distribuir e sinalizar o tipo de comida que está armazenando. Já o horizontal é mais apropriado para o comércio de bebidas e alimentos.

Manter um freezer é muito prático. O descongelamento e limpeza podem ser realizados a cada seis meses ou um ano. O ideal é fazer uma programação para que o freezer não esteja com muitos alimentos, no dia da limpeza. Mas, caso ele esteja, transfira os alimentos para geladeira e, se desejar, embale antes em jornais para conservar a temperatura por algum tempo, cerca de duas horas. Uma dica para acelerar o descongelamento é, com as portas do freezer abertas, colocar um ventilador em frente. Rapidinho todo o gelo cairá. No entanto, há freezers com degelo automático, mas que ressecam mais os alimentos. Cabe a você ouvir as explicações do vendedor na hora da compra.

Outra sugestão é limpar o freezer apenas com um pano úmido, evitando os produtos que tenham cheiro porque podem contaminar os alimentos. Também não use produtos abrasivos que danificam suas paredes internas. Nem sempre é possível, mas o ideal é recolocar os alimentos depois de uma hora que o freezer tenha sido religado.

E se faltar energia, não abra o freezer de forma alguma. Fechado, ele conservará a temperatura cerca de 8 horas. Quando a energia elétrica voltar, espere mais 2 horas para poder utilizá-lo novamente.






Um comentário:

Obrigada pela visita.