Bolo de capim santo





Que tal começar a semana fazendo um bolinho caprichado? Aqui, no Nordeste, o período é bem propício para esse tipo de comidinha porque estamos vivenciando os festejos de São João. E o Tudo na nécessaire, mais uma vez, compartilha um bolo feito para tomar com um cafezinho ou chá de fim de tarde. Você vai gostar.




O capim santo ou capim limão é uma planta muito cheirosa. Quando seu chá está no fogo, o aroma invade todo ambiente. Contudo, eu não sabia que dele se fazia um bolo delicioso, até o dia em que ganhei a receita de uma amiga.

Primeiro, faça o chá de capim santo. Utilize 23 folhas para uma xícara de água. Leve ao fogo. Quando o chá estiver frio, bata no liquidificador e depois coe.






Em seguida, coloque 1 ½ xícara de açúcar e 6 ovos inteiros na bacia. Bata com a batedeira até dobrar de volume. Desligue a batedeira e misture:

½ xícara do chá de capim santo
1 colher (chá) rasa de raspa de limão
2 colheres (sopa) de óleo
Mexa com uma colher de pau.




·         Depois, acrescente à mistura:

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento.

Bata um pouco com a batedeira. Unte a forma com margarina e farinha de trigo. Despeje a massa e leve ao forno.




Se você desejar colocar uma cobertura, faça da seguinte forma:

Misture 1 xícara de açúcar refinado e peneirado, 4 colheres (sopa) de chá de capim santo e 1 colher (sopa) de suco de limão. Mexa e coloque por cima do bolo assim que ele sair do forno. No meu bolo, usei açúcar comum e ficou gostoso. Delícia! Um aviso para quem gosta de bolo molhadinho, este fica sequinho, tipo panetone.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.