Troféu Abacaxi






Se Chacrinha, o velho guerreiro, comeu tanto abacaxi quanto distribuiu para quem tentava ter um minuto de fama em seu programa – os calouros, sem dúvida ele conseguiu usufruir os benefícios que a fruta oferece, entre eles está o de ser expectorante e anti-inflamatória, matéria-prima encontrada em muitos xaropes. Isso porque o abacaxi tem bromelina, uma enzima presente, sobretudo, no talo e que facilita a digestão. Então, não jogue esse miolo no lixo, tampouco deixe-o no prato porque você estará perdendo a oportunidade de ingerir fibras e muito potássio.

Se as fibras regulam o intestino, o potássio para quem não sabe, melhora a dilatação dos vasos sanguíneos ajudando-lhe a controlar a pressão arterial, manter a saúde dos nervos e músculos, evitando assim suas contrações e fadigas. Este mineral também protege todos nós contra o acidente vascular cerebral, além de favorecer a memória e a aprendizagem. O abacaxi oferece uma boa dose de vitamina A, B e C, cálcio, ferro, cobre, magnésio e zinco, este último um antioxidante que (atenção mulheres!) combate os radicais livres e desaceleram o envelhecimento do organismo. 




Uma fatia de 100 gramas de abacaxi tem apenas 48 calorias, mas ajuda a manter a saciedade, ao mesmo tempo em que é um bom controlador de sua dieta, do estresse e da ansiedade. Contudo, se você sofre de azia, refluxo gástrico e úlceras pépticas ou duodenais, se contente apenas com o cheiro agradável e forte da fruta, porque ela é contra indicada para quem tem este problema.


Como o Brasil é um dos maiores produtores mundiais da fruta, sendo a região nordeste, sobretudo o Estado da Paraíba, responsável pela safra do país, o abacaxi pode ser encontrado, facilmente, em feiras livres e supermercado. Como a fruta tem casca grossa e, cá entre nós, muito ruinzinha de descascar, deu origem a expressão que remete a resolver um problema. Mas, se você estiver à mão com um abacaxi, faça uma forcinha e descasque-o, mas com cuidado para não ferir os dedinhos.  Com a casca, você pode fazer uma geléia ou chá. O chá é uma delícia. Faça a imersão dos pedaços (muitos) da casca na água e leve ao fogo. Coe e adoce. Se preferir, pode servi-lo geladinho. Hummmm !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.