Pavê com brioches


Cena do filme Marie Antoinette, 2006, Columbia Pictures



Dizem que a austríaca Maria Antonieta, que se tornou rainha da França aos 18 anos de idade e casada com o rei Luis XVI, quando perguntou a um subordinado porque o povo francês estava inquieto e ele respondeu ser porque faltava pão. A rainha, então, determinou: “Se não tem pão, que comam os brioches”. Apesar dos historiadores afirmarem se tratar de uma lenda, o brioche é um pão muito característico da França, possui uma massa enriquecida com manteiga, açúcar e ovos. Se eles são uma delícia no café da manhã, imagine se você misturá-lo a um creme feito com leite condensado e chocolate. Fica super gostoso. Hummmmmm !



Pois bem, para esse pavê você irá fazer um creme utilizando:

1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida (lata) de leite comum
2 ovos inteiros
3 colheres (sopa) rasas de maizena
1 caixa de creme de leite

Leve todos os ingredientes (exceto o creme de leite) ao liquidificador e bata bem. Em seguida, coloque numa panela e leve ao fogo, mexendo sem parar até adquirir a consistência de um creme. Depois do creme pronto, acrescente o creme de leite. Mexa. 





Espalhe a metade do creme numa pirex. Na outra metade, acrescente 200 gramas de chocolate ao leite picado, formando assim o creme de chocolate. Reserve.
.
Os brioches:




Usei dois brioches para essa receita. Cada um com média de 120 gramas.

Esfarele os brioches com as mãos. Faça  250 ml de café (forte) e molhe os brioches. Em seguida, espalhe sobre o creme que já está no refratário.










Com o creme de chocolate que você tinha reservado, faça a última camada do pavê. E, por último decore com raspas de chocolate. Hummmmmmmmmmmm!



Um final de semana delicioso para você e família.











Um comentário:

Obrigada pela visita.