Opções à mesa





Apesar da ingestão de líquidos não ser aconselhado, logo após as refeições, porque dilata o estômago, prejudica a digestão, provoca gases, coopera para o ganho de peso já que incentiva o consumo maior de alimentos e não ajuda a saciedade, muitas pessoas mantém esse costume e até extrapola a quantidade aceitável que é de, no máximo, 200 ml, ou seja, um copinho.

Mas, para aqueles que não conseguem abdicar do suco de fruta, nada melhor do que servi-lo num bom utensílio – as jarras, que podem ser encontradas em diferentes tamanhos, materiais e preços. 

Inox: cuidado com a qualidade da matéria-prima, bastante popularizada nos últimos anos devido ao livre comércio entre os países, principalmente, com a China. Fique atenta que algumas jarras oxidam internamente e interagem com o suco da fruta. Aconselho você dar preferência ao inox que já conhece a procedência como ao da Tramontina e Brinox. Os preços são diferenciados, mas os produtos valem à pena porque garantem qualidade e  durabilidade.



Vidro: Ideal para a saúde porque, assim como as panelas, as jarras de vidro não liberam componentes químicos. Além disso, se você coloca uma jarra de suco de fruta na geladeira, rapidamente ela absorve a temperatura do ambiente. Mas, na hora da compra, prefira as jarras que sejam leves e que contenham o bico definido para você não correr o risco de o líquido transbordar e sujar a mesa.  Como as peças de cozinha também são objetos de decoração, aproveite para ter mais de uma jarra. Assim você poderá combiná-las com os pratos e copos, conferindo requinte à refeição - ressaltando que as jarras transparentes e sem estampas decorativas são clássicas e uma boa opção. 






Acrílico: As jarras em acrílico, geralmente, são belíssimas e oferecem combinações de cores com a sua cozinha, além de que algumas comportam maior capacidade de líquido. Também o acrílico é mais resistente do que o vidro e fácil de manusear. Contudo, dependendo de como for lavada, a jarra perderá o brilho que, possivelmente, deve ter lhe encantado na hora da compra. Não use palha de aço, apenas a bucha com detergente neutro na hora da lavagem.


Seriado A Grande Família, da Rede Globo.

Plástico: Muito comum, inclusive faz parte do cotidiano de muitas famílias brasileiras, bem representada pelo seriado a Grande Família (Globo, 1972, 2001), onde Dona Nenê serve o suco de fruta na jarra com formato de um abacaxi. Mas, é preciso ter cuidado na hora da compra porque existem plásticos resistentes, mas outros absorvem até as cores e odores dos sucos, com o passar do tempo.

Algumas jarras são vendidas acompanhadas dos seus respectivos copos e se tornam uma boa opção de presente para amigos. Se couber no seu orçamento, experimente ter também jarras de cristal e porcelana para servir em ocasiões especiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.