Bolo de caramelo





“Mamãe passou açúcar em mim” – essa é frase é dita pelas pessoas consideradas meigas e carinhosas. Açúcar sempre traz à mente a doçura e esse bolo de caramelo é uma delícia. Você poderá ter a impressão ao ler a receita, que o bolo fica muito doce. Mas, engana-se. Os ingredientes estão na proporção que deixam o bolo com o gostinho de caramelo e você tem vontade de comer mais e mais.

Anote:


300 gramas de margarina
300 gramas de açúcar
6 ovos
450 gramas de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 pitada de sal
1 ½ xícara de açúcar para fazer o caramelo.

Modo de fazer:



 É importante que você tenha um copo de medidas ou uma pequena balança doméstica.



Com auxílio de uma batedeira, misture a margarina e o açúcar. Bata bem. Acrescente os ovos. Bata bastante. Depois desligue a batedeira e misture, com uma espátula, a farinha de trigo e o fermento. Ligue a batedeira e misture por mais dois minutos. Desligue-a.



Leve ao fogo 1 ½  xícara de açúcar. Mexa até formar um caramelo. Desligue o fogo e despeje sobre a massa do bolo, rapidamente. Mexa com uma colher de pau, porque a espátula poderá derreter com o calor do açúcar. Você irá notar que mesmo mexendo muito, alguns granulados do açúcar vão ficar inteiros, devido ao choque térmico.





 


 

O pulo do gato ou a dica é você, com as mãos, ir desfazendo os grãos. Não precisa desfazer todos, apenas alguns porque quando o bolo estiver no forno, o açúcar irá se desintegrar.  Experimente fazer, fica uma delícia.



Beijos e um final de semana bem docinho.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.