Torta de bacalhau ao molho de queijo






O que fazer para o almoço da Páscoa? Peixe?

A sugestão do Tudo na nécessaire é uma torta recheada com bacalhau ao molho de queijo. Prato único.  A receita eu ganhei da minha irmã Sineide e fui logo testá-la. Ficou uma delícia.

Primeiro comecei preparando o recheio. Dessalguei  500 gramas de bacalhau, colocando de molho na água, de um dia para o outro. Mudei a água mais de três vezes.

No dia seguinte, temperei o bacalhau com alho, vinagre, purê de tomate, pimentão, cebola, coentro, cebola desidratada, tomates, azeite de oliva extra virgem e ajustei o sal. Deixei descansar por 10 minutos.






Em seguida, despejei o bacalhau já temperado na panela e levei para cozimento. Se você utilizar uma panela elétrica, levará apenas 10 minutos numa temperatura de 150 graus. Reservei.

Depois preparei o molho de queijo, com os seguintes ingredientes:

½ litro de leite
50 gramas de queijo parmesão ralado
50 gramas de queijo gorgonzola
1 colher (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho. Se você desejar o molho mais ralado, diminua a quantidade deste ingrediente.






Levei ao fogo, mexendo sem parar para não empelotar. Depois do molho pronto, ajustei o sal e despejei sobre o bacalhau já cozido. Misturei tudo e o recheio estava pronto. Reservei.

Preparando a massa, coloquei no liquidificador:

200 ml de leite
300 ml de óleo (pode parecer muito, mas a torta não fica oleosa)
4 ovos
100 gramas de queijo parmesão (ou 2 pacotinhos de 50 gramas)
Óregano na quantidade que aprecio
200 gramas de farinha de trigo
150 gramas de amido de milho (maizena)
1 colher (sopa) de fermento




Após triturar todos os ingredientes, despejei metade da massa numa forma redonda, de fundo falso, forrada com papel vegetal, mas untado com margarina e farinha de trigo. Espalhei o recheio e cobri com o restante da massa. Levei ao forno. Ficou excelente. 




 Beijo grande e Boa Páscoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.