Vai de barba?





   


O Natal passou e aí? Você viu Papai Noel? Eu vi porque é bom alimentar sonhos. Você reparou que o tempo faz um bem enorme para o bom velhinho, ao contrário do que acontece conosco, e a sua barba sequer fica amarelada? Isso porque ter barba exige cuidados e Papai Noel bem sabe disso.

Quem assistiu, por exemplo, à novela Avenida Brasil (Globo), finalizada recentemente, deve ter tido, em algum momento, a vontade de passar a tesoura na barba de Nilo, personagem do ator José de Abreu porque demonstrava além do descuido, uma falta de higiene. 

Mas não são todas as barbas que despertam esse desejo. Algumas são tão charmosas e bem aparadas que conferem até uma ideia de responsabilidade e credibilidade para quem usa. Concorda? Segundo os especialistas, a barba pode até interpretar a personalidade de um homem. Então, cuidado. Se você, caro leitor, estiver pensando em deixar a barba crescer, se preocupe além da aparência,  também com a sua saúde porque uma barba pode adquirir seborreia e até fungos.








Os cuidados com uma barba vão desde a escolha da lâmina até o horário em que os fios devem ser aparados. Isso vale também para quem gosta de ter a pele lisinha, sem pelos. Se você costuma fazer a barba assim que acorda, já deve ter percebido que isso torna o barbear mais difícil. Sabe por quê? O seu rosto está inchado. Portanto, o ideal é iniciar a higiene após o café da manhã ou qualquer outra atividade, depois que a pele estiver estabilizada. Para facilitar a passagem da lâmina, uma dica é abrir os poros, molhando o rosto com água morna e umedecendo bem os pelos, evitando assim que você tenha que fazer pressão com lâmina sobre a pele. 

Outra dica dos dermatologistas é evitar o uso de sabonete que não tenha o ph neutro. Produtos que contém álcool na sua fórmula devem ser evitados para não causar irritação na pele, assim como a escolha da lâmina também merece atenção. Quem tem pelos fininhos pode optar por aparelhos de barbear que contenha duas lâminas e, para pelos mais grossos, usar o de três lâminas. 

E atenção barbudos ou não, incorporem o hábito de passar xampu e condicionador faciais, diariamente. Vocês podem encontrá-los em lojas especializadas em cosméticos. Geralmente, eles têm uma fragrância agradável e cuidam dos pelos. E não se esqueçam de hidratar a pele porque ação dos agentes externos como poeira, ar condicionado, sol e até o suor maltratam o rosto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.