O peso que seu filho carrega




Chegou o final do ano e que tem filho na escola já deve ter recebido uma lista, às vezes quilométrica, com todo o material escolar que nem sempre a criança usa totalmente, durante o ano, mas que é uma exigência da escola para se manter em pé.

Um dos materiais que causa prazer em comprar é a mochila. Geralmente, tentamos agradar a criança e a indústria não fica indiferente ao gosto dos pequenos. Temas não faltam, vão desde os desenhos animados às estrelas de TV. Mas, os especialistas alertam que antes mesmo de agradarmos nossos pimpolhos, devemos prestar atenção as orientações dadas pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Isso porque, as mochilas que os jovens carregam nas costas podem trazer problemas futuros para a coluna.  Eles fazem um alerta: Se a mochila do seu filho estiver desgastada, troque-a imediatamente porque as alças podem não estar mais suportando e equilibrando o peso.

Na hora da compra, os especialistas recomendam:

 - Escolher uma mochila com rodinhas e alça proporcional ao tamanho de seu filho, evitando que ele ande curvado. Hoje, se você prestar bem atenção, até os executivos andam com esse tipo de mochila porque precisam carregar seus pertences, muitas vezes livros e o notebook.

- Caso a mochila seja para usar nos ombros, escolha aquelas que possuem alças largas e dividem melhor o peso.



- Procure uma mochila com divisórias e bolsos. Além de ensinar desde criança ao seu filho ser organizado, o material escolar com maior peso como livros e cadernos devem ser arrumados mais próximos às costas. Uma dica também é você acompanhar a agenda de seu filho e só deixá-lo levar o material que irá, realmente, precisar para as aulas do dia. Algumas escolas já adotam armários individuais, mas outras não.

E, finalmente, a criança só deverá carregar uma carga de material escolar equivalente a 10% do seu peso corporal. 

Aproveite para comprar a mochila e outros pertences agora, no mês de dezembro, porque enquanto a maioria das pessoas está preocupada com os presentes de Natal, você poderá encontrar alguns preços mais acessíveis do material escolar.




Um comentário:

  1. Adorei o post, muito bom!!
    Tem que tomar muito cuidado mesmo com o peso que o filho vai levar nas costas.
    Minha pequena ta indo pro 4º ano e tem aula de artes, biblioteca e essas coisas, então leva bastante coisa todo dia. Comprei uma de rodinha muito linda que achei em um site (http://www.tricae.com.br/roupas/mochilas-lancheiras/), é uma da Hello Kitty e é tipo em 3D, muito legal mesmo e como é de rodinha fica mais fácil pra ela levar as coisas pra escola.
    Beijos, Ana Lu!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.