Um doce de fruta

www.todafruta.com.br


Quem foi criado no aconchego do lar sabe que tudo que vem de mãe é bom: o colinho, a companhia, o beijinho, o abraço, o conselho,  a caminha, a comidinha, o computador, o tablet, a mesada, o carro, os acessórios e por aí vai... :)

Das várias comidinhas que lembro da minha infância, uma ficará marcada para sempre. Tínhamos uma goiabeira que, na safra, deixava o nosso quintal pintado de vermelho. Festa para nós, para vizinhança já que mamãe costumava doá-las e para os passarinhos que, volta e meia, deixavam algumas sem condições de serem aproveitadas.

Não precisa nem dizer que, no nosso cardápio tinha sempre o suco,  o  picolé e o … doce de goiaba em compota, que era feito da seguinte forma: depois das goiabas descascadas, mamãe cortava cada uma ao meio, retirava as sementes e deixava apenas as conchinhas. As sementes e as cascas, minha mãe passava no liquidificador e depois de coado, esse líquido bem consistente ia para o fogo junto com as conchinhas. Depois de pronto, o doce ia para geladeira e eu aaaaaamava! Bom demais! Ainda hoje é um dos doces de minha preferência. Mas, nenhum é igual ao que minha mãe faz, vez por outra e em momentos especiais, como quando eu tive dengue, em 2010 e quase era recebida no plano espiritual. Depois da internação, lá chegou uma vasilha com... o doce de goiaba da mamãe. Hummmmmmm delícia! Com carinho assim, a recuperação foi pra lá de rápida.

foto de internet


Lendo, recentemente, sobre os benefícios da fruta, na Revista Frutas & Saúde, ano III, número 27, soube que além de conter as vitaminas B1, B2, A e C e sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro, a goiaba ainda é uma grande aliada na nossa dieta, sobretudo, se estamos precisando perder aqueles quilinhos extras. Porque consumindo 100 gramas da fruta, estaremos ingerindo apenas 69 calorias. E haja goiaba, nada de doces, Ok?

Mas, atenção! Comer muita goiaba pode causar prisão de ventre. Por isso, quando tínhamos diarréia lá em casa, o chá da folha da goiabeira era sempre o medicamento eficaz. Contudo, nada melhor do que saber também que a fruta é uma grande aliada na prevenção do câncer, principalmente, o de próstata porque possui uma substância chamada licopeno que combate os radicais livres tão prejudiciais às células do nosso corpo. Portanto, se comermos goiaba, frequentemente, estaremos fortalecendo o nosso sistema imunológico e também prevenindo as doenças cardiovasculares. Com tantas propriedades, a fruta ainda poderá  auxiliar na redução do colesterol e triglicérides,  manter o bom nível da pressão arterial, regular o aparelho digestivo, fortalecer dentes e ossos e melhorar a nossa pele, retardando o envelhecimento. Não é ótimo? Agora sabendo de tudo isso, não vai sair correndo e subir numa goiabeira porque, penso eu, que seu tempo de criança já está bem longinho e a goiaba não trata de dores lombares :).



Um comentário:

  1. Deu saudades do doce de goiaba q mamãe fazia.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.