Como fazer panetone

































Há quem não passe um dia sem comer pão. Tem que comer um, dois, três, quatro... Se essa conta aumenta em relação ao pãozinho feito na padaria, imagine a pessoa fazendo o seu próprio pão, em casa.... Será impossível comer só um pedacinho. 

Hoje resolvi republicar a receita do pão rápido porque faz tempo que meus filhos me pedem para que eu faça novamente esta delicia. A receita, eu ganhei da amiga Yeda há muitos anos e foi logo para o meu caderninho. Fazer este pão é super simples e nesta época que antecede o Natal podemos incrementar a massa com frutas cristalizadas e torná-lo um delicioso panetone. 
























Anote os ingredientes do caderninho: 


  • 3 copos de leite morno (quase frio)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico ou 2 saquinhos
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • 1 kg de farinha de trigo.





























Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo.  Despeje a massa líquida numa vasilha plástica (grande) e acrescente aos poucos a farinha de trigo, mexendo com uma colher de pau.
Unte, com margarina e farinha de trigo, duas formas grandes ou três pequenas e despeje um pouco da massa em cada uma delas. 
Como a massa vai crescer, não preencha muito as formas. Coloque cada forma dentro de um saco plástico, amarre e deixe abafada por 1 hora e 30 minutos. Se você desejar, pode pincelar a massa com uma gema. Após o tempo de descanso, asse os pães em forno quente, por 25 minutos.


























Para fazer o panetone, você deve ter em mãos:

1 vidrinho de essência de panetone 
300 gramas de frutas cristalizadas  e 200 gramas de passas

e formas para panetone, que podem ser adquiridas, juntamente com a essência, nas lojas que vendem artigos para festas de aniversários.

Antes de colocar a massa para descansar, misture a essência e as frutas cristalizadas, as passas e mexa bem. Forre a forma de panetone, com papel manteiga. Despeje a massa e leve para assar. Você também pode colocar na massa o leite condensado.








Fica a sugestão para presentear e surpreender seus amigos com um panetone feito por você.



Um comentário:

  1. Olá, gostaria de parabeniza-la por seu site, muito bom e bem explicado seu tópico. Só que eu estou com uma duvida, onde eu encontro todos os ingredientes para produzir o panetone em casa?
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.