Um bem precioso







Você tem ciúme de seus livros e revistas? Dói até na alma quando alguém dobra as páginas ou até mesmo sem intenção rasga um pedacinho deles? Se você sente tudo isso, vai amar ler as dicas elaboradas pelos técnicos da Biblioteca Nacional para preservarmos o nosso acervo particular.  

1 Guarde os livros sempre na vertical. Se não couberem na estante, deixe-os na horizontal, mas sem empilhar mais de três. Inclusive, preste atenção para deixar os livros maiores formando a sua base. Jamais guarde os livros inclinados porque danificam as lombadas.

2 Sabe aqueles livros brochuras, com capa mole? Arrume-os, levando em consideração o seu tamanho. Livros volumosos devem ficar nas prateleiras mais baixas. A sua coluna vertebral também irá agradecer.




3 Se  você é daquelas pessoas que não resistem a compra de um livro, mesmo que já tenha dezenas de títulos falando sobre o mesmo assunto, não se esqueça que, ao arrumá-los, é essencial deixar um espaço entre eles para evitar atrito entre as capas, além disso facilita a retirada.

4 Se sua estante for próxima a parede, evite encostar os livros até o final da prateleira. Isso é um fator de prevenção à umidade, principalmente no inverno.

5 Não puxe os livros pelo topo, mas pelo centro da lombada. Para conseguir pegá-los, basta empurrar para trás os que se encontram dos lados.



6 Não guarde mapas e pôsteres dobrados ou enrolados, mas sempre abertos. Se puder, coloque-os em pastas de polionda ou mesmo de cartão.

 Evite capas de papel pardo ou similar, por ser ácido, e não use fita durex para consertar as capas. Se tiver de usar uma fita adesiva, prefira a filmoplast. E, em apostilas, não use grampos e clipes metálicos, por causa da ferrugem. Prefira os de plástico.




8 Evite a incidência de luz solar sobre os livros, bem como lâmpadas com radiação de ultravioleta (fluorescentes e incandescentes). Elas amarelam as páginas.

9. Se fizer alguma anotação nos livros, não use qualquer tipo de caneta, mas sim, um lápis, de preferência o grafite 6B.


10  Ao ler um livro ou revista, não dobre as páginas umas sobre as outras, nem dobre o canto da página para marcar o local onde parou. Use um marcador de livros.

11 Esteja sempre atento ao aparecimento de insetos, mofo ou umidade nos livros e revistas, bem como no interior da estante. Procure limpar os livros de dois em dois meses, no mínimo, com flanela macia.

Livros conservados, boa leitura.


Um comentário:

  1. Adorei as dicas! Elas nunca são demais quando o assunto é a conservação de livros.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.