Estrogonofe de chocolate













Hummmmmmmm delícia...

Sem chances, essa receita você vai fazer se for chocólatra, ou se tem algum ou alguns em casa.  Segundo a nutricionista Olívia Perim GalvãoA vontade de comer um chocolate não passa com outro doce. A química que ocorre entre o chocolate e o nosso prazer é especial. O chocolate vicia devido a um de seus componentes básicos, o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância que fabricamos em situações de felicidade.” Então, se depender do chocolate, essa receita vai lhe deixar muito feliz e sua família vai adorar.

Veja o que você vai precisar:

2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de cacau
6 colheres (sopa) de néscau ou toddy
3 claras
1 barra ou 170 gramas de chocolate ao leite
50 gramas de amendoim triturado
2 caixas de creme de leite


Modo de fazer:



Despeje numa panela as duas latas de leite condensado, junto com o cacau e o achocolatado. Leve ao fogo e mexa até ficar no ponto de brigadeiro, ou seja, soltando da panela. 


Desligue o fogo e deixe esfriar.
 




Bata as claras ao ponto de neve. Misture as duas caixas de creme de leite. 

Há alguns anos eu era fiel às marcas, e na verdade, poucas existiam nos supermercados antes da globalização da economia. Agora, podemos ir testando até encontrar uma marca que melhor se adeque às receitas. O creme de leite, por exemplo, sempre procuro aqueles que não têm muito soro. Dessa vez, usei o creme de leite da Elegê, marca do Rio Grande do Sul, e gostei muito. Ele é bem consistente e não tem soro de forma alguma. Fica a dica.

Depois do brigadeiro frio, despeje a mistura das claras (com o creme de leite) e mexa até uniformizar. Transfira para uma pirex a metade do creme. Polvilhe ou faça uma camada com amendoim triturado. Você também pode usar nozes. Despeje o restante do creme e decore com as raspas do chocolate, usando a barra ao leite, citada nos ingredientes.




















































Outra dica para essa receita é adicionar uvas-passas pretas ao creme, antes de despejá-lo na pirex. Não fiz isso porque meu filho não gosta de uvas-passas, e da última vez que preparei esse estrogonofe ele ficou retirando as passas. 

Agora cubra o estrogonofe com papel laminado e leve à geladeira. Sirva depois de 2 horas.




Espero que seu final de semana tenha um gosto de chocolate, de felicidade. Mas, se por acaso você for daquelas pessoas que não gostam de chocolate (acredite, existem) que ele seja tão delicioso e lhe dê tanto prazer como se você estivesse saboreando o prato de sua preferência.

Beijo carinhoso e fique com Deus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.