Delícia com atum





















Nunca fui exímia cozinheira. Talvez, por isso goste das receitinhas fáceis, nada que gaste muito tempo na cozinha. Mas, as pessoas de meu convívio costumam perguntar como eu, que trabalho, ainda vou à cozinha. Penso que seja por isso mesmo. É bom fazer comidinha para família e estar com a família. Além disso, provar um tempero caseiro vez por outra se torna essencial para fugir dos restaurantes.  

Há alguns anos, a mulher que dizia gostar de cozinhar estava traindo sua independência. Hoje, se sabe e basta navegar pelos blogs afora, para descobrir o quanto somos tão parecidas com as nossas mães e avós. Na verdade, somos herdeiras de um comportamento que presenciamos ou o que foi repassado e, por algum espaço de tempo, nós mulheres teimamos em não absorvê-lo. 

O chato mesmo de cozinhar, e você há de concordar (?), é lavar todos os utensílios que vão sendo usados. Mas, quando a gente acerta uma receita... viva! É uma festa, todos adoram. Não é verdade? Eu vou compartilhando com você. Um dia é um bolo simples, outro uma massa, depois uma salada, um pavê... 

Hoje é a uma torta de atum. Quer anotar?


















Ingredientes da massa:
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de óleo
1 ½ xícara (chá) de leite
50 gramas de queijo parmesão ralado
5 ovos
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento

Para o recheio, misture:

2 latas de atum
3 ovos cozidos e amassados
Temperos verdes picadinhos: tomates, salsa, coentro, cebola, pimentão. E os que você preferir.

Outros ingredientes que você vai precisar:

1 copo de requeijão
300 gramas de queijo mussarela

 Agora veja como é fácil o modo de fazer:




















Passe todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unte uma forma com margarina e farinha de trigo. Despeje a metade da massa e espalhe na forma. Por cima, coloque o recheio. Cubra com o queijo mussarela. Em seguida, coloque o requeijão e a outra metade da massa. Polvilhe com farinha de rosca. Leve ao forno e quando retirar, sirva-a morna. Essa é uma torta que quanto mais recheio você colocar, mais gostosa ficará.

Viu como é fácil?

Você sabia que apenas três espécies de atum são encontradas no oceano atlântico? São elas: atum amarelo, um peixe que atinge 2,20 m e 180 quilos; atum azul, considerado um dos maiores peixes do planeta porque chega a medir 4,30m e 700 quilos e o atum cachorra, tido como o segundo maior peixe da espécie, com 2,50 m e 220 quilos. Esse último é muito utilizado por restaurantes japoneses porque sua barriga pode ser comida crua em sushi, por ser mais gorda e macia. E se você tem as taxas altas de colesterol e triglicérides, é bom comer atum, porque ele tem ômega 3 e auxilia na sua redução. Eu mesma adoro qualquer iguaria com peixe. 

Beijo enorme e um  final de semana bem gostoso.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.