Cheirinho venenoso








Quem não gosta de entrar num ambiente e sentir um cheirinho agradável, às vezes campestre, de flores? Penso que todos nós. O  problema é que na maioria desses ambientes, o aroma vem de produtos químicos como os desodorizantes artificiais, encontrados nas prateleiras dos supermercados, mas que podem causar ataques de alergias em muitas pessoas, como no caso da autora desse blog.  O uso inadequado dos desodorizantes ambientais é prejudicial, principalmente, para quem está grávida, às crianças e até aos animais domésticos.  Isso acontece porque  eles  liberam compostos orgânicos voláteis e semivoláteis – VOC’s e SVOC’s, substâncias químicas e cancerígenas,  que não possuem regulamentação e fiscalização do uso, numa dosagem específica no Brasil, segundo a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Levando em consideração às normas americanas e alemãs,  a Associação fez um teste com algumas marcas, comercializadas no nosso país, para saber se elas contêm uma quantidade dessas substâncias superior a recomendada, deixando-nos expostos aos danos que causam à saúde. O teste foi realizado, em 2011,  por  voluntários. Eles observaram a intensidade da fragrância, seu efeito depois de uma hora no ambiente e chegaram à conclusão que apenas três produtos não trazem compostos orgânicos voláteis e semivoláteis em quantidade superior ao limite estabelecido pelos americanos. São eles:  Glade aerossol, Bom Ar Air Wick aerossol e Secar squeeze.

 A Proteste reivindicou à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, uma norma que estabeleça limites e possibilite a fiscalização desses produtos, além  de proibir propagandas que os associam os desodorizantes ao bem estar e relaxamento.

Enquanto isso não acontece, devemos ficar atentos.  Particularmente, não gosto de desodorizantes ambientais porque me deixam “sufocada”. Para manter o ambiente agradável, ainda não inventaram nada melhor do que água e sabão, ou seja, uma boa higiene. Mas, se quisermos perfumar o ambiente, podemos usar fragrâncias vendidas em casas de produtos naturais. Essas essências podem ser dissolvidas, facilmente, na água e usadas em gotas. Uma dica é você adquirir os frasquinhos na mesma loja em que comprou as fragrâncias. No entanto, se você ainda insiste em comprar os desodorizantes porque encontra mais fácil nos supermercados, os especialistas recomendam não utilizá-los em ambientes fechados e usá-los com moderação.



2 comentários:

  1. Esses produtos causam LEUCOPENIA, que é a redução dos glóbulos brancos. Daí para uma leucemia é um passo. Também devemos evitar o uso de desodorizantes no carro.

    ResponderExcluir
  2. Estamos sempre sujeitos aos produtos maléficos. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.