Bussólogos. Quem?




http://www.emetropolitana.com.br/metropolitana/site/index.php




Acreditem! Há quem goste de andar de “busão” ou de G.O.L. – grande ônibus lotado. Enquanto reclamamos que a frota de veículos aumenta, vertiginosamente, nas cidades causando engarrafamentos até nos finais de semana e fazendo você pensar duas vezes se realmente precisa sair de casa, existem aquelas pessoas que não só apreciam andar de ônibus, como também aguardam, ansiosas, a chegada dos novos modelos.  São os bussólogos, gente que tem como hobby andar, fotografar, colecionar, conversar e... postar tudo que se refere aos coletivos, desde a marca, tipo de carroceria, modelo, acessórios e outras especificações que nem Freud explica.  Os bussólogos já são milhares em todo o mundo e crescendo de tal forma que estão se organizando em associações. São eles que procuram às empresas de ônibus para elogiar a frota ou sugerir melhorias. E são ouvidos, lógico.

Atenta a esse público consumidor bastante diferenciado, algumas empresas vêm investindo numa programação regular para aproximá-lo e torná-lo agente multiplicador de seus serviços. É assim que Empresa Metropolitana e Rodoviária Caxangá, ambas do mesmo grupo empresarial, interage com o consumidor que reclama como também com os bussólogos.  As duas Rodoviárias, que somam uma frota de quase 770 ônibus e transportam cerca de 12 milhões de usuários, em suas 157 mil viagens mensais, na Região Metropolitana do Recife, promovem quadrimestralmente, o “Encontro Cliente Sarc” e convida todos aqueles que entraram em contato com o Serviço de Atendimento e Relacionamento com o Cliente.  Segundo a Assessora de Marketing e Comunicação, Mirela Soane, nesses encontros é oferecido um café da manhã, seguido de palestras e um passeio pelas dependências das duas empresas.

http://www.emetropolitana.com.br/metropolitana/site/index.php

Mas, os programas não param por aí. Para formar um público cativo e preservar sua frota de um possível vandalismo, a Metropolitana/Caxangá criou o “Vem ver cultura”, programa destinado às escolas públicas que funcionam no seu entorno, direcionado para crianças e adolescentes até o primeiro ano do Ensino Fundamental II. Mirela afirma que a demanda é tão grande pelo programa que as escolas devem se inscrever seis meses antes da realização do passeio. No dia marcado, além da empresa disponibilizar um ônibus para transportar os alunos, é oferecido lanche, passeio cultural e recreação. 

Oportunidade também é o que não falta para aqueles que pretendem se profissionalizar e se tornarem condutores, ou seja, motoristas. Anualmente, são capacitados profissionais internos e externos para o volante.  O público externo dos cursos é o jovem que tem a carteira de habilitação, mas não tem experiência suficiente para conduzir veículos de grande porte; e o interno inclui os profissionais que ocupam cargos, dentro da empresa, como zeladores, faxineiros e de serviços em geral e que buscam ascensão. “Nos cursos de capacitação, as aulas são teóricas e práticas. Havendo disponibilidade de vaga, integramos o profissional ao nosso quadro de funcionários. Mas, se as vagas não forem suficientes para contratá-lo, ele estará preparado ingressar no mercado de trabalho”, enfatiza Mirela.

Então, uma dica para quem fica extasiado com o ruído de um motor, a pintura de uma carroceria ou um novo farol dos coletivos, nada melhor do que procurar as empresas de ônibus de sua cidade para, quem sabe, participar de programas como esses.  

Empresa Metropolitana/Caxangá
Agendamento de visitas: (81) 3366-4882
 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.