Seus pezinhos






Você costuma descer do salto, literalmente? Não? Então, você não passa muito tempo andando de um lado para outro. Sabia que o tipo de atividade que você desempenha e o esforço físico que ela exige dos seus pezinhos é um fator determinante para a escolha certa do calçado?

E agora, confesse, como comprá-los, compulsivamente? Pois é, amiga, nem sempre podemos usar tudo o que gostamos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia – SBOT, um calçado deve ser confortável e adequado aos movimentos, desde o momento em que for provado. Caso contrário, ele poderá provocar dores nos pés, calosidade, frieira, joanetes e até dedos encavalados – um por cima do outro.



Por exemplo, se você precisa ficar o dia todo em pé, não deveria usar sapatos com salto alto ou bico fino, alerta os especialistas. O uso constante do bico fino pode comprimir os dedos, causar dores, encurtar os músculos da panturrilha e prejudicar a coluna. E a sensação de queimação que você sentirá, se deve à compressão dos nervos.  Mas, se você não desiste do salto, use no tamanho médio, com até 5 centimetros e bico arredondado.



As sandálias rasteirinhas devem fazer parte do guarda-roupa de quem anda muito. Preferencialmente, sapatos sempre baixos e com palmilhas que acolchoem bem os calcanhares e a ponta dos pés, para oferecer uma certa proteção contra os choques repetidos durante a caminhada. Cuidado com os sapatos plataformas porque, segundo os especialistas, eles tiram a estabilidade do corpo ao caminhar e aumentam o risco de quedas.

Se você passa muito tempo sentada, é hora de pensar, carinhosamente, na transpiração dos seus dedinhos e nos movimentos. Escolha calçados e meias leves e arejadas a fim de evitar a bromidose, conhecido como chulé. Sapatos em couro natural facilitam a transpiração e impedem a proliferação de bactérias. Os sapatos, estilo boneca, permitem uma boa acomodação e transpiração.




Lembre-se que os calos aparecem quando você usa sapatos apertados. Aliás, ninguém merece!  Mas, também sofre o problema quem está acima do peso e faz muito pressão nos pés.
A Sociedade Brasileira de Ortopédia ainda recomenda que o ideal é adquirirmos calçados no final da tarde ou início da noite. É neste horário que os pés estão sensíveis e inchados, cerca de 4% do seu tamanho, devido ao esforço que fazemos durante o dia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.