Planeje sua festa




Reunir os amigos mais íntimos para que a data “não passe em branco” tem sido a opção de muitas pessoas que desejam fazer uma comemoração mas, por razões particulares, não pretendem despender muito dinheiro. Entretanto, seja uma festa infantil ou para adultos, exigirá delas um bom planejamento, principalmente, no que poderá ser servido e sua quantidade. Afinal, mesmo que a festa seja para um pequeno grupo, haverá sempre o desejo de agradá-lo. O Tudo na nécessaire conversou com a Chef Maria Helena Santana e dá algumas dicas. Confira!




Tudo na nécessaire: Geralmente, quantos salgados e doces são consumidos, por pessoa, numa festa?

Maria Helena: Nas festas infantis, calcule uma média de 7 salgados e 10 doces, por pessoa.   Uma comemoração restrita aos adultos, substitua esta quantidade por 13 salgados e 8 doces, porque eles costumam ser acompanhados por bebida alcoólica. Mas, se seus amigos bebem apenas refrigerantes, como no caso dos evangélicos, este cálculo muda para  10 doces e 13 salgados, porque a compensação termina recaindo nos alimentos.






Tudo na nécessaire:  Qual a quantidade necessária de refrigerante e água mineral para uma festa infantil?

Maria Helena: As crianças gostam de refrigerantes e, por incrível que possa parecer, bebem pouca água nas festas. Portanto, são 500 ml de refrigerante e apenas 200 ml de água, por criança.



Tudo na nécessaire: E qual a média de consumo, por pessoa, de refrigerante, cerveja,  água mineral, vinho e uísque numa festa restrita aos adultos?

Maria Helena: Cada evento ou mesmo o tipo de alimento que será servido pede um acompanhamento específico de bebida. Mas, podemos citar algumas, começando pelo vinho. Se você for servir um jantar, calcule uma garrafa de vinho para três pessoas, por exemplo. Mas num coquetel, onde as pessoas se movimentam muito, uma garrafa satisfaz apenas dois convidados. Uma festa onde o uísque será servido, uma garrafa pode ser servida para dez pessoas, ressaltando que a bebida exigirá que se tenha, à disposição, gelo feito com água de coco, e água mineral com gás - esta poderá servir duas pessoas, considerando a garrafa com 200 ml. Onde tem cerveja, deve haver refrigerantes e água sem gás. Pense que cada convidado tomará 600 ml de cerveja, um copo de água com 200 ml ou  400 ml de refrigerante.



Tudo na nécessaire: Como posso montar um cardápio para uma festa infantil, levando em consideração apenas 30 crianças? Pense numa comemoração simples.

Maria Helena: Não é difícil agradar a criançada. Mas, uma festa tanto em casa quanto num Buffet, precisa ter muitas guloseimas e bolo. Acrescente beijinhos, bem casados, frutinhas cobertas com chocolates, trufas, tortinhas, bolinhos de queijo e de carne, empadinhas, canudinhos, folhados, risoles, pastéis entre outros.  Procure variar os sabores dos salgados. Mas afirmo, com certeza, que o sucesso mesmo será os eternos brigadeiros, as coxinhas e o cachorros quentes. Aproveite para servir brigadeiro nas tacinhas e cupcakes. E se puder gastar um pouquinho mais, pense em incluir no cardápio os doces finos que  sempre vêm recheados com chocolates, amêndoas e nozes. Aliás, abuse dos chocolates. Você não precisa incluir um prato quente. Festa infantil deve ter colorido. Enfeite as bandejinhas, tacinhas, pratinhos e talheres. Crie, respeitando sempre o gosto do seu filho. A criança, geralmente, tem um sonho de festa na sua cabecinha, incluindo a temática. Evite servir bebida alcoólica. Os adultos devem ter consciência que a festa é para crianças e eles são apenas meros acompanhantes.





Tudo na nécessaire: E uma comemoração para 30 adultos? O que você sugere para cardápio?

Maria Helena: Faça um jantar. Você pode servir uma salada como entrada, seguida de um prato quente que pode ser um filé mignon ao molho de vinho e arroz. Inclua uma boa sobremesa que pode ser uma torta de frutas ou uma mousse de ameixa, chocolate ou outro sabor. Tenho a convicção que os convidados, se íntimos, irão influenciar positivamente na escolha de seu cardápio, porque você vai lembrar suas preferências à mesa. E não se esqueça de que, por melhor que seja a iguaria servida, o diferencial será mesmo a grande dose de alegria do anfitrião. Boa festa!



Um comentário:

Obrigada pela visita.