Negros gatos






Não sei por que os supermercados teimam em colocar as revistas ensacadas quando estão próximas aos caixas. Alguns poucos exemplares poderiam ficar abertos já que as filas estão cada vez maiores, principalmente, nos finais de semana, quando concentram todos aqueles que não têm tempo de se dedicarem às tarefas domésticas, incluindo esta que vos fala. E não adianta pressa, olhar para o relógio e para o caixa, tampouco bater no vizinho de fila e desfiar um rosário de compromissos. O melhor mesmo é pegar uma dessas revistinhas e fazer uma imersão numa leitura qualquer. Ler é viajar para um lugar comum ou não.

E foi numa dessas revistas (Malu, ano 14, n. 505) que li as considerações do dermatologista Valter Claudino sobre os cuidados para quem tem a pele negra, considerada mais resistente que a branca e por isso alvo de negligencia de muitos homens e mulheres.

Quem disse que a pele negra dispensa o uso do protetor solar está enganado. Toda pessoa precisa usar filtro solar, independente da cor da pele. Os negros devem aplicar, diariamente, um protetor com FPS 30, nos casos de incidência direta do sol. Caso contrário, eles devem usar o FPS 15. Negros também podem ter câncer de pele, mas as chances são bem menores que os brancos.

A pele negra demora envelhecer. Vejam alguns negros famosos como o ator Milton Gonçalves. O motivo é a grande quantidade de melanina produzida pelo corpo que funciona como uma proteção, mantendo a pele jovem por muito tempo.

Hidratação é o que precisa todo o tipo de pele. Nos negros, o ressecamento pode ganhar uma aparência acinzentada e opaca. Cuide-se!





É um mito dizer que a pele negra é mais resistente que a branca. É preciso ter cuidado, principalmente, no que se refere à formação de quelóides, uma cicatrização grossa de cortes e outros ferimentos.

Se você pensa que tomar banhos quentes faz mal a sua pele negra, engana-se.  A água quente retira a proteção natural da pele, deixando-a acinzentada. E sem essa proteção, algumas manchas brancas podem surgir e terão destaques no sol.

E quem estiver pensando em fazer algum tratamento com laser, deve tomar cuidado. O laser pode causar cicatrizes e hiperpigmentação em negros, ou seja manchas. O mais indicado, segundo o Dr. Valter, é começar o procedimento em uma área pequena para saber como a pele irá reagir; só então finalizar o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.