Emoldure seu gosto





Quando eu vejo uma parede vazia penso, imediatamente e até compulsivamente, como ela ficaria com quadros ou outra decoração qualquer. Parede pra mim não é apenas um divisor de ambientes, mas um espaço onde podemos expressar nossos gostos e criatividade, ao mesmo tempo em que tornamos o local bem aconchegante. Não é uma delícia ter um lugar para chamar de seu?

Obviamente, tem gente que prefere usar apenas um quadro ou objeto numa parede, porque são simplistas e minimalistas. Mas, duvido que ao viajarem não fiquem tentadas e digam para si mesmas: “Este quadro ficaria muito bem na parede lá de casa”. E dizem os arquitetos que qualquer quadro renova, agrega charme e muito requinte ao ambiente. Você não precisa ter apenas um, mas pode ter vários e vários quadros. É necessário, apenas saber disponibilizá-los.

Eis algumas dicas:

Se você tem quadros com molduras diferentes, uma dica é delimitar um espaço imaginário e distribuí-los dentro dele.  Mas antes de pendurá-los, arrume-os no chão para poder visualizar como eles ficarão na parede. Assim você evitará fazer furos desnecessários ou se arrepender do local que fixou.

Em seguida, marque os pontos com o auxílio de um lápis e observe o alinhamento. O ideal é usar uma furadeira, buchas e parafusos, porque além de ficar esteticamente mais elegante, existem paredes que são tão resistentes que você não consegue que os pregos entrem com facilidade.





Algumas pessoas estão utilizando fitas adesivas para afixar quadros, quando eles são menores. Não aconselho porque, se o ambiente for refrigerado, você corre o risco de ficar sem o quadro, já que com o tempo a fita descola devido à temperatura.

Colocar quadros apoiados em aparador é uma opção muito utilizada atualmente. Mas é preciso ter cuidado para que eles não fiquem disputando espaço com outros objetos. Particularmente, o ideal é na parede mesmo.

E se você colocar molduras próximas a alguma escada, lembre-se de ter como referência a linha do corrimão.

Não se esqueça de pedir ajuda de outra pessoa. A fixação de quadros é uma tarefa que exige compartilhamento, até para ver se as molduras estão alinhadas. E haja paciência do marido!





Agora, sabe aquelas fotos suas quando criança, dos filhos, de viagens, e que estão guardadas há muito tempo? Coloque em molduras, estilo retrô, e elas ficarão lindas. Essas molduras podem ser encontradas em antiquários, mas não são baratas porque, geralmente, são em madeira entalhada e não precisam de restauração. O envelhecimento da moldura atribui um charme à foto. Vale à pena investir. Há também as molduras em ferro. Algumas nem são antigas, mas boas imitações.





Outra opção é comprar réplicas, facilmente encontradas nas lojas de importados e preço é bem diferenciado. Elas são feitas em resina e gesso, em estilo provençal, muito bonitas. Você vai encontrar como alternativa também as molduras em MDF (Fibra de média densidade ou Medium Density Fiberboard) que recebem acabamento à base de tinta artesanal. É um bom momento para fazer aquele curso de férias que você estava planejando e desopilar um pouco.

Agora, mãos à obra. Aproveite e passe por ateliers. Compre aquele quadro que estava pensando há bastante tempo e coloque na parede. Afinal, a casa é sua e o importante é que ela expresse a  personalidade dos moradores.






2 comentários:

  1. Paredes com quadros ficam beem mais bonitas! Eles dão uma "vida" à decoração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos afirmar isso com certeza, não é filha?

      Excluir

Obrigada pela visita.