Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra














Quando a cantora Rita Lee compôs, com seu eterno parceiro e marido Roberto de Carvalho, a música “É cor de rosa choque”, na década de 80, talvez não imaginasse que chegaríamos a uma época em que a mulher poderia escolher menstruar ou não, mensalmente. Apesar de alguns médicos divergirem sobre a suspensão temporária do fluxo sanguíneo, a verdade é que muitas mulheres estão preferindo não menstruar devido às dores provocadas por endometriose, enxaquecas e os inconvenientes da tensão pré-menstrual, a famosa TPM.
No entanto, se você pertence ao grupo de Eva, como a autora deste blog, e obedece ao mecanismo natural do corpo, sabe que anotar o seu ciclo menstrual é tão importante quanto lembrar o nome de algum medicamento para cólicas. Geralmente, essa é uma das primeiras perguntas que um ginecologista faz durante uma consulta.
Aproveite que estamos no início do ano para imprimir a tabela abaixo. Cole na sua agenda, na porta do guarda-roupa, no espelho do banheiro, no lugar mais conveniente. E não se esqueça das consultas periódicas ao seu médico. 
para fazer o download da tabela clique aqui

Agora, preste atenção a alguns cuidados básicos que ajuda você a preservar sua saúde íntima:
  • Evite utilizar sabonetes, cremes e papeis higiênicos que não respeitem o pH e são perfumados. Eles podem causar irritações.
  • Não relaxe na higiene íntima. Mas, cuidado com as duchas que são utilizadas em banheiros públicos. Elas podem ser instrumentos de transmissão de fungos e bactérias.
  • Roupas justas demais e sintéticas podem provocar corrimentos.
  •  Para cólicas menstruais fortes, tente colocar sobre o abdômen uma bolsa térmica quente.
  •  Adote a linhaça dourada na sua alimentação diária. Rica em sais minerais, vitaminas e ômega 3, 6 e 9, além de fibras e proteínas, ela ameniza os sintomas e distúrbios causados pela TPM e menopausa, como suor, dor de cabeça e insônia.

                                      Um excelente final de semana. Beijos fraternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.