Hora de calibrar



Calibrar os pneus é uma obrigação de todos os motoristas, regularmente. Mas, às vezes nos esquecemos dessa tarefinha simples, que só é lembrada quando o carro começa a ficar pesado. Calibrar os pneus faz bem ao bolso porque ajuda na economia de combustível.

Um pneu descalibrado vai exigir mais rotação do motor para atingir a velocidade desejada, porque a borracha do pneu estará mais em contato com o solo. Além disso, reduz sua vida útil. Estima-se que um pneu descalibrado aumente o consumo em 25% do etanol ou gasolina.

O meio ambiente também fica com uma parcela de prejuízo. Só na América Latina, a má calibração causa uma emissão extra de 595 milhões de quilogramas de CO2, ou seja, gás carbônico.


Sabendo disso, quando você for abastecer seu veículo, peça ao frentista para calibrar os pneus. Alguns postos de combustível oferecem esse serviço sem você precisar pedir.

A revista Super Interessante, edição 287, cita ainda que outros fatores contribuem para o gasto de combustível. Estão na lista:

•    Ter bagageiro porque aumenta a resistência do ar.
•    Ficar com os vidros abertos, já que o vento que entra no veículo força o atrito dos pneus no solo, principalmente em alta velocidade. Atualmente, por motivo de segurança, poucas pessoas se arriscam a abrir os vidros.
•    Levar uma carga pesada no porta-malas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.