Avalie sua carreira profissional

Você já fez um balanço como foi seu ano profissional em 2011? Agora que um novo ano já começou você traçou suas metas?


 Segundo a consultora de carreira Rosa Bernhoeft, da Alba Consultoria, de São Paulo, verificar o que se conquistou em termos de sabedoria, novas competências e, consequentemente, de empregabilidade é importante para motivá-lo a seguir em frente e identificar os pontos que ainda precisam ser melhorados. Além disso, você perceberá se está satisfeito com o que desenvolve. A reportagem foi publicada na revista Você S/A, edição 138 e o teste que se segue é da RH Ricardo Xavier, empresa de consultoria de São Paulo.


Mãos a obra, anote as respostas e no final do teste avalie o resultado:

·     Evolução intelectual: O desempenho intelectual está relacionado ao uso que você faz das coisas que aprende. Você fez algum curso em 2011? Se não fez, ao menos leu, trocou informações e conhecimento? Você fala com mais propriedade, hoje, de um assunto do que fazia há um ano? Agora responda:
 Em 2011, sua evolução intelectual foi:
a)    Excelente
b)    Boa
c)    Razoável
d)    Medíocre (ou regrediu)

·      Amadurecimento emocional: A forma que você lida com suas emoções tem relação direta com seu crescimento na carreira. No ano que passou, quais foram as situações difíceis que você vivenciou e como reagiu a elas? Liste. Em quais delas você sentiu que perdeu o controle e como isso interferiu nos seus resultados? 
Em 2011 seu amadurecimento emocional foi:
 a)    Excelente
b)    Boa
c)    Razoável
d)    Medíocre (ou regrediu)

·        Ampliação da experiência: Avalie se você se acomodou em 2011. Você fez coisas diferentes do usual? Sabe que a forma de lidar com situações diferentes amplia sua capacidade de empreender no trabalho. Pense se você fazia determinadas atividades e como passou a executá-las.
Em 2011 sua experiência:
a)  Ampliou significativamente
b)  Teve uma boa ampliação
c)  Teve uma ampliação razoável
d)    Teve uma ampliação medíocre (ou inexistente)


·         Nível de motivação: É muito raro manter-se motivado nos 365 dias, mas o saldo precisa ser positivo. Pense: Com que interesse voe tem exercido suas atividades? Diante dos projetos, em geral, você sente vontade de se envolver ou continuar? O ideal é que o número de aspectos do trabalho que o motivam seja maior ou, no máximo, igual ao de aspectos desanimadores.
 Em 2011 sua motivação:
a)    Cresceu ou manteve-se em nível excelente
b)    Manteve-se em nível bom
c)    Manteve-se em nível apenas suficiente
d)    Decresceu ou manteve-se em nível baixo

·         Evolução na empresa: Crescer não significa apenas promoção ou mudança de cargo. Esses são indicativos claros, mas há outros a serem avaliados neste balanço. Você passou a ser convocado para as reuniões? Participou de projetos mais estratégicos? Tem recebido feedback dos pares e parceiros de negócios?
 Sua evolução na empresa foi em 2011:
a)    Excelente
b)    Boa
c)    Razoável
d)    Sofrível

·        Busca por resultados: Toda organização está atrás de resultados e usa isso como critério de avaliação. Você atingiu suas metas? Mas, você não pode focar apenas nos resultados, mas nos aspectos comportamentais.
Em 2011 sua busca por resultados foi:
a)    Excelente
b)    Boa
c)    Razoável
d)    Medíocre

·         Nível de reconhecimento: De nada adianta entregar resultados bons, sem ter credibilidade. Você precisa ser profissional.  
Em 2011 o reconhecimento que você conquistou foi:
a)    Excelente
b)    Boa
c)    Razoável
d)    Medíocre


Ampliação do network: Tenha uma rede de contatos e, ao menos uma vez por ano, mantenha a comunicação seja por email ou encontro pessoal. Você investiu na qualidade de seus relacionamentos em 2011?
Em 2011 sua rede de relacionamentos teve crescimento:
a)    Excelente
b)    Boa
c)    Razoável
d)    Fraco ou insuficiente



Credenciais: Você fez cursos e obteve certificações que agregaram ao currículo? Apesar de não ser a única forma de aprendizagem, os cursos têm grande relevância para o sucesso de sua carreira devem estar presentes em suas metas..
Em 2011 o crescimento de suas credenciais foi:
a)    Excelente
b)    Boa
c)    Razoável
d)    Fraco ou insuficiente

Remuneração: Dinheiro não é tudo, mas uma boa remuneração é muito importante na carreira. Serve para indicar que a organização reconhece seu trabalho. No entanto, a falta de aumento significativo não deve ser visto como estagnação, mas deve-se ser avaliada a política salarial.
Em 2011, o crescimento de sua remuneração foi:
a)    Excelente
b)    Boa
c)    Razoável
d)    Ínfimo ou inexistente

Na expectativa do resultado ou você já tem uma vaga ideia do diagnóstico? Some os pontos para cada resposta, de acordo com a tabela abaixo:

Respostas com letra a: marque 2 pontos
Respostas com letra b: marque 1 ponto
Respostas com letra c: marque 0 (zero) ponto
Respostas com letra d: marque -1 (menos um) ponto.

Agora veja o seu resultado:

·         Entre 14 e 20 pontos: A manutenção da sua evolução no próximo ano depende de uma visão clara e atualizada de seus pontos fortes e fraquezas, aspectos de satisfação e insatisfação, e tudo o mais que possa afetar seu poder de decisão. Cuidado apenas para não negligenciais em 2012 os aspectos em que se saiu bem no ano passado, focando apenas nas deficiências.

·      Entre 7 e 13 pontos: É possível que você esteja com uma  taxa de competitividade pessoal abaixo da necessária para uma boa evolução na carreira. Faça uma análise mais aprofundada das áreas nas quais teve baixa pontuação. Procure as causas delas, discuta questões com gente de sua confiança e busque alternativas de melhoria.
Faça uma revisão de sua postura frente ao seu trabalho, considerando suas preferências e objetivos de vida. Identifique quais os fatores podem estar interferindo em seu resultado para que possa planejar suas ações e tomar decisões de acordo com aquilo que você busca.
Muitas pessoas ainda acreditam que carreira é coisa do acaso ou está nas mãos da empresa, tornando-se dependentes do ambiente e dos outros.

·         Entre 1 a 6 pontos: Você provavelmente precisar rever suas decisões básicas de carreira,      como área de trabalho, empresa, objetivos de curto, médio e longo prazo, além de suas atitudes e estratégias fundamentais. A partir de uma boa revisão, poderá refazer seu projeto de carreira e entrar em rota de crescimento neste ano.

·     Igual ou menor a 0 (zero): Sua situação requer medidas urgentes, pois provavelmente está gerando desgaste e estresse elevados. Faça uma avaliação aprofundada de tudo: suas escolhas, a empresa em que trabalha, a área funcional, seus objetivos e alternativas adotadas para atingi-los. Busque feedback e ideais para melhorar – ou, quem sabe, mudar radicalmente sua trajetória profissional.

Se não gostou do seu resultado, o Tudo na nécessaire deseja que você tenha coragem suficiente para mudar e perseverança para não desistir de atingir suas metas. Mas, se você contabilizou um saldo positivo, parabéns. Continue sempre crescendo. Sucesso!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.