Para ficar em paz com os cabelos

                  http://illustrations-drawings.tumblr.com/page/12


Luluzinhas, Patricinhas e Mariazinhas, o Tudo na nécessaire reuniu várias dicas para cuidarmos cada vez melhor dos nossos cabelos, sejam lisos, cacheados, crespos, afros...

·  Cabelos tingidos não devem dispensar hidratação para repor as proteínas e aminoácidos que aumentam a resistência dos fios, dificultando seu rompimento, além de deixá-los macios e com brilho. Escolha produtos com filtro solar e silicone. Este último forma uma película sobre a superfície do cabelo que protege, dando-lhe brilho, maciez e facilita o penteado. E o filtro solar conserva a cor porque evita a descoloração dos pigmentos. São dicas de Ana Marta Tucci, gerente de Tecnologia de Conceitos Avançados da Natura.

·   Quando se diz que o cabelo fica melhor depois de uma semana de cortados, existe uma explicação. Segundo a cabeleireira Dora Novaes, do New M. Beauty, afirma que isso acontece porque os fios mais grossos demoram cerca de quatro dias para tomar a forma do corte. Para garantir seu sossego é melhor mudar o visual uma semana antes de uma festa.



·    O cabelo é sensível ao sol, poluição, vento, ar condicionado, água quente e umidade. Tudo isso prejudica a sua aparência. Secador muito quente, escovadas bruscas e até a fricção da toalha alteram o equilíbrio do fio. Somando ao estresse diário, o cabelo pode ficar muito ressecado ou com oleosidade excessiva. O fator emocional influencia demais na saúde do cabelo.



·    Quando você for lavar os cabelos observe que a temperatura não deverá ultrapassar 22º C. Ou seja, devemos evitar banhos muito quentes porque desidratam fios e prejudicam as proteínas capilares. Água quente retira o brilho dos fios e a frequência de cada lavagem pode ser dia sim, dia não.

·     Lavar os cabelos à noite não apodrece a raiz, como algumas pessoas pensam. Entretanto, é necessário que eles durmam soltos a fim de evitar fungos.

·      Use os produtos específicos para cada tipo de cabelo: finos, crespos, oleosos, ressecados, leves, quebradiços, etc. Não aplique o produto direto nos cabelos e sim, nas mãos. Espalhe-os com as pontas dos dedos.


·    Quinzenalmente os cabelos exigem um tratamento de choque com máscara capilar. Ao aplicá-lo, siga as recomendações do fabricante.

·    Evite fazer penteados que estiquem muito os fios dos cabelos ou apertados demais. Isso contribui para quebrá-los.



·    Não deixe resíduos de produtos tais como condicionador e hidratantes.
·    Se você vive passando constantemente as mãos nos cabelos, está sujando-os e deixando-os pesados, ao menos aquelas mechas.

·     Não encoste o bocal do secador diretamente nos cabelos.



·    Se você é escrava do secador, uma dica é terminar a escova com um jato de ar frio do próprio secador antes da finalização da secagem. Isso ajuda a eliminar o efeito arrepiado de alguns fios.

·    Chegou o verão e você vai para praia, não se esqueça de derramar água doce nos cabelos assim que sair do mar.




Fontes:
Revista Moda Moldes, n. 149, 2009 e
Cabelos perfeitos, da L’oréal, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.