Chás e bules




Penso ser fácil gostar de café e de suas combinações, mas o chá não é uma bebida tão apreciada por muitos brasileiros porque não faz parte de sua herança cultural. Não estou falando de tomar um chá medicinal, relembrando os costumes dos nossos ancestrais indígenas que o adotam como profilaxia, mas de degustar essa bebida acompanhada de torradas, biscoitinhos e bolos.

Há quem tome chá, diariamente, seja após as refeições ou à tarde. Mas, é preciso haver cautela porque mesmo  aparentemente inofensivos,  alguns chás tomados em excesso podem trazer sérios efeitos colaterais.

Para tomar um chá, exige-se um ritual, quem é adepto sabe disso.  Os especialistas dizem que é preferível usar a própria erva imersa na água fervida do que usar o  sachê. O que você prefere?
Entre um ou outro, você deve saber que para saborear um chá, deve-se evitar adoçá-lo com açúcar ou adoçante porque poderá alterar sua composição. E a temperatura ideal para ingeri-lo é a quente.
Hoje, existem vários sabores de chás que você encontra facilmente nos supermercados. Eles estão cada vez mais aromatizados, frutos da união das ervas com as frutas, especialmente as cítricas.

Acredita-se que o hábito de tomar chá remonta-se à China, principalmente, depois das refeições. Mas foi na Inglaterra, no século 19, que a Duquesa de Bedford lançou o Chá das Cinco para reunir as amigas e exibir suas peças em porcelana e prata. Com o tempo foram criadas as regras de etiqueta para servir o chá. Entretanto, foi na França, no século 20 que surgiram os primeiros salões de chá. 
No livro “De mãe para filhos: dicas e truques para facilitar a vida”, ed. 1994, Maria Letícia de Queiroz Ribeiro orienta:
  • Não se deve julgar o sabor e as propriedades do chá apenas pela sua cor;
  • O chá pode ser servido puro, com leite ou limão, depende do tipo e do seu gosto;
  • O chá não deve entrar em contato com o bronze, cobre ou ferro. Portanto, use bules de porcelana ou prateado.
Há quem diga que o bule é um utensílio da época da vovó. Engano! É essencial termos como parte dos utensílios de nossa cozinha. Servir o chá em bule é inquestionável, mas você também poderá servir o café. 
Algumas amostras de bules que você pode utilizar:


 















Você pode usar chaleiras também, como antigamente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.