Um bom lugar pra ler um livro...

Costume herdado dos indígenas e copiado pelos europeus, quando aqui chegaram, dormir em rede está mais para o morador do norte e nordeste do que para qualquer outra região do país.




Confeccionada em diversos materiais como crochê e sisal, é a rede de fibra de algodão a mais usada e comercializada, seja decorada com franja, lisa ou estampada. Variando no tamanho casal ou solteiro, as redes encantam os turistas que visitam as feiras de artesanato ou centros culturais, em Pernambuco. 




Não existe nada melhor do que deitar numa rede, logo após o almoço e tirar aquela soneca. Não precisa estar no campo ou sítio, basta armá-la numa área ventilada da casa ou apartamento que pode ser a varanda, o quintal ou até mesmo na sombra de uma árvore. Quem tem filho sabe que o balanço de uma rede pode niná-lo quando ele está agitadinho. É um excelente sonífero.



"Um dia frio
Um bom lugar pra ler um livro
E o pensamento lá em você
Eu sem você não vivo [...]"
                                                        Djavan




Ao armar uma rede deve-se ter o cuidado para que o punho não fique retorcido,  ensina meu pai. 



Feito do mesmo material da rede, as fibras de algodão tecem também as mantas, xales de sofá, jogos americanos, tapetes para banheiro e cozinha, almofadas, bolsas, cortinas e cadeiras. Estas últimas são usadas penduradas no teto como rede-cadeira. No entanto, com exceção dos turistas, a procura por essas peças ainda é pequena porque são pouco valorizadas nos ambientes urbanos. Geralmente, as pessoas associam às casas de campo.



Seu Mário da Silva, comerciante na Feira de Artesanato de Caruaru, diz que há 35 anos vende redes. Mas foi a partir da década de 90 que as mantas começaram a ter maior aceitação pelos clientes e sua loja tem uma variedade de peças. Seu Mário explica “as fibras de algodão não soltam pelos e tem grande durabilidade”.





Fáceis de lavar, as colchas e mantas podem ser secadas pelo avesso e ao sol. Nos ambientes rústicos aos sofisticadas, elas combinam com todos os móveis e têm preços ótimos.







Um comentário:

  1. Em Maceió, as maternidades estão adotando redes nos bercários. Segundo as enfermeiras, a rede tem o poder de acalmar os bebês.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.